Caraguatatuba intensifica vacinação contra febre amarela com postos fixos e volantes

Por Helen Camargo
2 Leitura mínima
PMC

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba reforça, neste mês, a campanha de vacinação contra febre amarela, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e proteger a população contra a doença. O imunizante pode ser aplicado em crianças a partir de nove meses até pessoas com menos de 60 anos. Já idosos devem passar por avaliação médica antes da aplicação.

Entre os dias 23 de agosto e 27 de setembro, sempre aos sábados, a Praça do Coreto, no Centro, funcionará como ponto fixo de vacinação, das 8h às 16h. Além disso, nos dias 19 e 20 de agosto (terça e quarta-feira), as Unidades de Saúde terão horário estendido até às 19h para facilitar o acesso da população.

Postos volantes

A campanha também contará com postos volantes instalados em estacionamentos de supermercados e centros de compras da cidade.

  • 23 de agosto, 6 e 20 de setembro (8h às 16h): Supermercados Shibata (Jaraguazinho), Silva Indaiá (Sumaré), Assaí (Shopping Serramar) e Gama (Jetuba).

  • 30 de agosto, 13 e 27 de setembro (8h às 17h): Supermercados Silva Indaiá (Indaiá), Shibata (Centro), Atacadão (Vapapesca) e Litoral Laticínios (Martim de Sá).

Sobre a doença

A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, causada pelo vírus Flavivirus e transmitida por mosquitos infectados. Pode variar de quadros leves a graves, com risco de morte. Os sintomas mais comuns incluem febre súbita, calafrios, dor de cabeça intensa, dores musculares, náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza.

Cerca de 50% dos casos graves exigem internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para reduzir complicações. No Brasil, os registros ocorrem principalmente entre dezembro e maio, período de maior proliferação dos mosquitos. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção.

Compartilhe este artigo