Entre os dias 3 e 6 de setembro, Caraguatatuba será o palco do Abeta Summit 2025, congresso nacional de turismo de natureza promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta). O evento, realizado desde 2003 de forma itinerante, reunirá mais de 400 profissionais, empresários, gestores públicos e operadores de turismo, além de entusiastas do ecoturismo e do turismo de aventura.
A programação inclui palestras, workshops, debates, rodadas de negócios e um encontro de gestores municipais de turismo. Paralelamente, a exposição (Re)Descobrindo o Brasil espera receber mais de mil visitantes com entrada gratuita, apresentando destinos, artesanato e produtos regionais.
O Litoral Norte de São Paulo — formado por Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba — concentra cerca de 85% da Mata Atlântica preservada do estado, oferecendo ecossistemas variados como costões rochosos, manguezais e florestas de altitude. Segundo o diretor-executivo da Abeta, Luiz Del Vigna, o encontro é “uma oportunidade para fortalecer o turismo local de forma sustentável, oferecendo ferramentas de qualificação e conscientização sobre o território”.
Para o prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva, o evento coloca o município em destaque no cenário do turismo de natureza: “Mais do que receber um congresso, estamos construindo um legado de inovação, sustentabilidade e oportunidades”. Já o presidente do Circuito Litoral Norte, Toninho Colucci, ressalta o papel do ecoturismo na geração de renda e valorização do patrimônio natural e cultural.
Em 2024, a região registrou aumento de 6% na taxa média de ocupação hoteleira entre janeiro e novembro, em comparação ao mesmo período do ano anterior, reforçando a atratividade turística ao longo de todo o ano.
Entre os temas em destaque na programação estão turismo em parques naturais, mudanças climáticas, segurança em atividades de aventura, financiamento do turismo de natureza e desenvolvimento de destinos sustentáveis.