A deputada federal Carla Zambelli foi presa pela polícia italiana na tarde desta terça-feira (29), em Roma. A informação foi confirmada por fontes da Polícia Federal. Ela era considerada foragida da Justiça brasileira desde maio deste ano, quando foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por invasão aos sistemas eletrônicos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Após a condenação, Zambelli deixou o Brasil e passou a integrar a lista de procurados da Interpol. Em nota, a Polícia Federal informou que a parlamentar “será submetida ao processo de extradição, conforme os trâmites previstos na legislação italiana e nos acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário”.
A prisão ocorreu após denúncia do deputado italiano Angelo Bonelli, que afirmou ter repassado às autoridades o endereço de um apartamento em Roma onde Zambelli estaria hospedada. “A polícia já está identificando Zambelli”, escreveu ele em uma publicação na rede X (antigo Twitter).
Agora, o caso segue para análise da Justiça italiana, que decidirá sobre o pedido de extradição da parlamentar ao Brasil.