Carnaval 2025 deve injetar R$ 970 milhões no Vale do Paraíba

Por Helen Cristina 27 Visualizações
3 Leitura mínima

Foto: Reprodução

Carnaval de 2025, que acontece entre os dias 1º e 4 de março, promete movimentar a economia da região do Vale do Paraíba. De acordo com estimativas do Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e Região (Sincovat), aproximadamente R$ 970 milhões devem ser injetados nos setores de comércio e serviços durante o período festivo.

Segundo o Sincovat, diversos segmentos serão beneficiados no Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e região bragantina. Setores como alimentação e bebidas, supermercados, decoração, acessórios e fantasias devem ter aumento nas vendas. Além disso, o grande fluxo de turistas nos municípios aquece a economia em áreas como hotelaria e transporte.

“O Carnaval é a festa popular mais esperada pelos brasileiros e uma das datas que mais movimentam a região, tanto no Vale, como nas cidades da Serra da Mantiqueira e, principalmente, o Litoral Norte. No comércio, setores de alimentação e bebidas, supermercados, além de decoração, acessórios e fantasias são os mais beneficiados. No entanto, o grande fluxo de turistas em alguns municípios acaba movimentando outros segmentos”, destacou Dan Guinsburg, presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP.

A entidade aponta que a expectativa positiva está relacionada ao cenário favorável do mercado de trabalho no Brasil, que registra uma das menores taxas de desemprego da história. Além disso, somente em 2024, quase 460 mil vagas formais foram criadas no estado de São Paulo, o que reflete no aumento do poder de compra da população.

Vale do Paraíba é uma das regiões mais procuradas no Carnaval, principalmente devido aos blocos de rua e eventos tradicionais. “O comércio varejista da RM Vale tem apresentado bom desempenho. Os dados de 2024 ainda estão sendo processados, mas a expectativa do Sincovat é de faturamento recorde e crescimento de dois dígitos. Dados como a ocupação de hotéis também foram positivos e reforçam o bom momento da atividade econômica”, informou o sindicato.

Com a aproximação da festa, comerciantes e empresários da região já se preparam para aproveitar ao máximo o período, apostando em estoques reforçados, promoções e estratégias para atrair os foliões e turistas que devem movimentar as cidades do Vale do Paraíba e arredores.

Compartilhe este artigo