Carnaval de São Luiz do Paraitinga terá novo percurso e volta ao centro histórico em 2026

O Carnaval de São Luiz do Paraitinga, um dos mais tradicionais e procurados do estado de São Paulo, terá mudança no percurso dos blocos a partir da edição de 2026. A alteração marca o retorno da folia ao centro histórico da cidade, após 15 anos.

Com a mudança, os cerca de 30 blocos carnavalescos passarão a sair da rua Coronel Domingues de Castro, seguir pela rua Barão do Paraitinga e encerrar o trajeto na praça da Igreja Matriz. O novo percurso tem aproximadamente 500 metros, reduzindo pela metade o trajeto adotado nos últimos anos, que tinha cerca de um quilômetro e seguia até a praça de eventos do município.

Segundo o produtor cultural Zeca Ribeiro, a alteração faz parte de um processo de valorização do centro histórico. “O carnaval de São Luiz está sendo penejado para esta retomada do centro histórico, com shows aqui e no Mercado Municipal”, afirmou.

A mudança representa a volta do carnaval concentrado no centro da cidade desde 2011, quando, após a enchente histórica de 2010, os desfiles passaram a ser direcionados para a praça de eventos como forma de preservar os casarões antigos.

De acordo com Ribeiro, a decisão foi tomada após avaliação técnica e diálogo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “Os casarões foram reformados e está seguro. Podemos fazer o carnaval no centro histórico novamente”, completou.

Para o presidente da Associação de Blocos de São Luiz do Paraitinga, Pedro Moradei, a mudança representa um resgate das origens da festa. “Acho que vai vir para São Luiz um público que gosta de São Luiz mesmo, que gosta dos blocos. Vai ser bacana porque estaremos voltando para as nossas raízes”, destacou.

A expectativa da Prefeitura é que o Carnaval de 2026 atraia cerca de 80 mil foliões ao município, reforçando o evento como um dos principais destinos carnavalescos do interior paulista.

Veja também