A Companhia de Dança de São José dos Campos vai participar, pela primeira vez, de uma apresentação internacional no Festival Fringe de Edimburgo, considerado o maior festival de artes do mundo. O evento acontece de 1º a 25 de agosto, na capital da Escócia.
O espetáculo “Voyeur / Samba e Amor”, assinado pela coreógrafa Lili de Grammont, será apresentado na renomada casa de espetáculos Dance Base – DB3, marcando um momento histórico para o grupo, criado em 2010 pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
A companhia integra a comitiva do Governo de São Paulo, que leva seis produções paulistas para o evento internacional. Além dos bailarinos de São José dos Campos, estão na programação os espetáculos:
“Fraude Honesta” – Cia Fundo Falso
“O que tem na cozinha” – La Troupe
“Os Mequetrefe” – Parlapatões
“Queijo com Goiabada ou Romeu e Julieta” – Cênica
“Um Outro Olhar” – Teatro Cego
O Festival Fringe tem mais de 75 anos de história e reúne, anualmente, milhares de apresentações em diversos espaços culturais de Edimburgo. Na última edição, foram mais de 50 mil apresentações, com 3.746 espetáculos de 60 países diferentes.
Para a secretária de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marilia Marton, o projeto fortalece a presença da cultura paulista no cenário internacional. “O São Paulo Showcase no Fringe é uma oportunidade única de apresentar ao mundo a pluralidade da nossa produção artística, além de gerar novas conexões e ampliar o alcance das nossas produções”, destacou.
A Cia de Dança de São José dos Campos vem, nos últimos dois anos, intensificando seu processo de profissionalização, com apresentações locais, em festivais nacionais e, agora, no cenário internacional.