Cia de Dança de São José dos Campos faz estreia internacional no Festival Fringe, na Escócia

Por Helen Camargo
2 Leitura mínima

A Companhia de Dança de São José dos Campos vai participar, pela primeira vez, de uma apresentação internacional no Festival Fringe de Edimburgo, considerado o maior festival de artes do mundo. O evento acontece de 1º a 25 de agosto, na capital da Escócia.

O espetáculo “Voyeur / Samba e Amor”, assinado pela coreógrafa Lili de Grammont, será apresentado na renomada casa de espetáculos Dance Base – DB3, marcando um momento histórico para o grupo, criado em 2010 pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

A companhia integra a comitiva do Governo de São Paulo, que leva seis produções paulistas para o evento internacional. Além dos bailarinos de São José dos Campos, estão na programação os espetáculos:

  • “Fraude Honesta” – Cia Fundo Falso

  • “O que tem na cozinha” – La Troupe

  • “Os Mequetrefe” – Parlapatões

  • “Queijo com Goiabada ou Romeu e Julieta” – Cênica

  • “Um Outro Olhar” – Teatro Cego

O Festival Fringe tem mais de 75 anos de história e reúne, anualmente, milhares de apresentações em diversos espaços culturais de Edimburgo. Na última edição, foram mais de 50 mil apresentações, com 3.746 espetáculos de 60 países diferentes.

Para a secretária de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marilia Marton, o projeto fortalece a presença da cultura paulista no cenário internacional. “O São Paulo Showcase no Fringe é uma oportunidade única de apresentar ao mundo a pluralidade da nossa produção artística, além de gerar novas conexões e ampliar o alcance das nossas produções”, destacou.

A Cia de Dança de São José dos Campos vem, nos últimos dois anos, intensificando seu processo de profissionalização, com apresentações locais, em festivais nacionais e, agora, no cenário internacional.

Compartilhe este artigo