De 16 a 24 de setembro acontecerá o Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, na Espanha. Uma delegação do Cinema do Brasil – programa de promoção e internacionalização do cinema nacional – e do CreativeSP – programa de promoção e internacionalização da InvestSP, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Secretaria de Relações Internacionais do Estado de São Paulo – seguem para o evento e levam “na bagagem” inúmeros bons projetos e filmes brasileiros.
“O objetivo maior é gerar negócios. A nossa delegação de 33 empresas para o Marché du Film – Cannes, este ano, gerou imediatamente US$ 18Mi, além da expectativa de mais US$ 80Mi a ser gerado ao longo do ano”, conta Adriane Freitag, gerente do Cinema do Brasil. “Agora a expectativa de quem está indo para San Sebastián é alta. E para isso estamos sempre em busca de novos parceiros para tornar o Brasil cada vez mais reconhecido pelos players internacionais”, afirma.
San Sebastián é um dos mais respeitados festivais de cinema da Europa, dedicado principalmente a filmes de arte e de autor e também conhecido por descobrir novos talentos e diretores iniciantes. “Esse festival é superimportante para o nosso programa. É um dos mercados que mais rende resultados”, conta André Sturm, Presidente do Cinema do Brasil. “Tem tapete vermelho, glamour, famosos, mas é mais acolhedor e intimista”, completa.
Em paralelo ao festival, acontecem as atividades da Indústria – Industry Days – para fomentar coproduções e novos negócios. Trata-se de uma agenda de negócios e eventos destinados aos profissionais credenciados no mercado, que promove encontros entre produtores, agentes de vendas, distribuidores e programadores de festivais, de diferentes países.
E, dentro do Industry Days é realizado o Meet Them, uma seleção de atividades específicas para produtores com alguma experiência em coprodução internacional. A programação tem o objetivo de impulsionar a presença de produtores internacionais em San Sebastián, o que é feito por meio de uma rede de colaboração com instituições do setor audiovisual.
“Carvão”
Ter o filme na seleção oficial de um festival tem o peso de receber um selo de qualificação. É o que acontece com “Carvão”, dirigido e escrito por Carolina Markowicz, que está entre os selecionados pela mostra “Horizontes Latinos”, em San Sebastián. Inclusive, no dia 18 de setembro, o Cinema do Brasil realizará em parceria com a Creative SP o SP Day, um café da manhã e um coquetel – este último em homenagem ao filme – para promover networking. É um evento voltado para a promoção do estado, que apresentará o potencial e a diversidade de São Paulo ao mercado internacional.
Além de “Carvão”, no catálogo, com cinco filmes, 24 produtores e dois distribuidores brasileiros, destaque para as produtoras Clariô Filmes, do Rio de Janeiro, com “Copan”, “Lucia e a Piscina”; Druzina, de Porto Alegre, com “Contos do Amanhã” e “Loop” e Pajé, também do Rio de Janeiro, que representa “Níobe” e “Veias Abertas”.
Geração de negócios
Por que é essencial o trabalho do Cinema do Brasil em fomentar coproduções internacionais? “Existe a cota de tela que obriga emissoras de televisão e cinemas a exibirem produtos nacionais. Com uma coprodução internacional aumenta o público porque serão dois países com esta obrigatoriedade. Além disso, a Agência Nacional do Cinema (ANCINE) lança editais e oferece linha de crédito, o que em outros países também acontece de forma semelhante, então, já fica melhor para dividir a conta”, explica Sturm.
Calcula-se que desde a criação há 16 anos, foram gerados mais de 400 milhões de dólares em negócios pelos associados do Cinema do Brasil, que acumula presença nos grandes festivais de cinema do mundo como Berlim, Cannes, Locarno, Rotterdam, Toronto e Ventana Sur, entre outros.
Números do Setor (fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado)
Brasil:
– 2,64% do PIB
– 4,9 milhões de postos de trabalho
– 300 mil empresas e instituições
Mundo:
– Impacto econômico: US$ 2,23 trilhões
– equivalente ao PIB da Rússia
São Paulo:
– 3,9 % do PIB
– 1,5 milhões de postos de trabalho
– 150 mil empresas e instituições
– 47% do PIB criativo do país
Cinema do Brasil
Criado e gerido pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP), em 2006, o Cinema do Brasil é um Programa de Promoção e Internacionalização do Cinema Nacional. Os mais de 70 integrantes são empresas produtoras de filmes e distribuidoras. O objetivo é ampliar a inserção internacional do cinema brasileiro, estimular a coprodução e a distribuição de filmes em territórios estrangeiros e ampliar as possibilidades de negócios para a indústria cinematográfica brasileira. As linhas de ação do Cinema do Brasil são concretizadas ao participar e promover encontros de negócios no Brasil e no exterior e firmar parcerias estratégicas.
Fotos: Divulgação.