A implementação da nova CNH Paulista provocou um aumento expressivo na busca pela primeira habilitação em São José dos Campos neste início de ano. Dados do Detran-SP apontam que, entre 1º e 28 de janeiro, o município registrou alta de 50% na abertura de novos processos em relação ao mesmo período de 2025.
No comparativo, o número de solicitações saltou de 1.172 para 1.763, desempenho acima da média estadual, que foi de 25%, e também superior ao índice da capital paulista, que registrou crescimento de 35% no mesmo intervalo.
No ranking das cidades com maior aumento na procura, São José dos Campos aparece na segunda colocação, atrás apenas de Presidente Prudente (55%). Na sequência estão Barueri (49%), Araraquara (46%) e Campinas (43%).
Mudanças nas regras explicam alta
Segundo o Detran-SP, o crescimento está diretamente ligado às mudanças promovidas pela CNH Paulista, que tornaram o processo mais acessível e menos burocrático. Entre as principais alterações estão:
Fim da baliza eliminatória: a etapa de estacionamento deixou de reprovar automaticamente o candidato no exame prático;
Uso de câmbio automático: candidatos passaram a poder realizar a prova em veículos automáticos;
Redução de custos: os exames médico e psicotécnico passaram a ter teto de R$ 90;
Desburocratização: digitalização de etapas do processo e possibilidade de atuação de instrutores independentes.
As mudanças buscam ampliar o acesso à habilitação, reduzir custos e modernizar o sistema, refletindo diretamente no aumento da demanda observado no início de 2026.









