O Irã afirmou ter atacado hoje bases militares dos Estados Unidos no Iraque e no Catar, informou uma agência de notícias associada ao regime ao iraniano. A base de Al Udeid no Catar, um dos alvos do ataque, é a maior dos EUA na região, abrigando mais de 10 mil soldados. Ao todo, seis mísseis foram lançados neste ataque. Também foram ouvidas diversas explosões em Doga, capital do Catar.
Uma agência de notícias iraniana informou que os ataques a bases americanas no Catar e no Iraque fazem parte de uma operação militar chamada de “Anunciação da Vitória”. O ataque do Irã é visto como uma retaliação à operação militar Martelo da Meia-Noite, conduzida na noite do último sábado (21), quando a força aérea dos EUA atacou as instalações nucleares de Fordow, Natanz e Isfahan.
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, informou que a “punição continuará” contra Israel, em seu primeiro pronunciamento após os Estados Unidos se juntarem aos bombardeios israelenses contra instalações nucleares iranianas. Na madrugada de domingo (horário local), os EUA atacaram três centros nucleares do Irã — Fordow, Natanz e Isfahan — marcando sua entrada oficial no conflito iniciado no dia 13 de junho, quando Israel lançou uma ofensiva contra alvos nucleares iranianos.
Em publicação nas redes sociais, Khamenei declarou que “o inimigo sionista cometeu um grande erro, um grande crime; deve ser punido — e está sendo punido neste exato momento”. A mensagem foi acompanhada por uma imagem com um crânio em chamas sobre a estrela de Davi, símbolo presente na bandeira de Israel.
Horas depois da fala de Khamenei, o Exército israelense anunciou novos bombardeios contra alvos militares no oeste do Irã, incluindo depósitos e lançadores de mísseis, bem como instalações de satélites e radares. Também houve relatos de ataques no noroeste do país. Segundo a imprensa iraniana, uma ambulância foi atingida, matando ao menos três pessoas.
Em meio à escalada, o presidente dos EUA, Donald Trump, fez uma publicação provocativa em sua rede Truth Social. Ele ironizou a possibilidade de uma mudança de regime no Irã ao afirmar: “Se o atual regime iraniano é incapaz de fazer o Irã grandioso de novo, por que não haveria uma mudança? MIGA!”, fazendo um trocadilho com seu lema “Make America Great Again” (MAGA). Apesar disso, seu vice, J. D. Vance, tentou reduzir o tom ao afirmar que “não estamos em guerra com o Irã, estamos em guerra com o programa nuclear iraniano”, e pediu que Teerã aceite negociar.
As Forças Armadas Iemenitas anunciaram oficialmente a entrada do país na guerra ao lado do Irã contra Israel e os Estados Unidos. A declaração foi feita no domingo (22.jun.2025) pelo porta-voz militar, brigadeiro-general Yahya Saree, segundo informações do Tehran Times. “O Iêmen está oficialmente entrando na guerra (contra os Estados Unidos e Israel). Mantenham seus navios longe de nossas águas territoriais”, declarou Saree. O anúncio representa uma significativa escalada no conflito regional que já envolve vários países do Oriente Médio.