Foto: Reprodução
A cruz utilizada na primeira missa realizada no Brasil, há 525 anos, chegou a São Paulo na noite de segunda-feira (14), marcando o início de uma peregrinação especial em comemoração à Semana Santa. A peça histórica, trazida do Museu da Sé de Braga, em Portugal, será escoltada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em uma jornada que percorrerá cinco estados brasileiros e o Distrito Federal até o dia 26 de abril.
Após a chegada da cruz, ela foi conduzida à Catedral da Sé, no centro da capital paulista, para uma missa solene presidida pelo cardeal dom Odilo Scherer. A programação continuou com uma procissão pelo centro histórico, passando pelo Pateo do Collegio, local simbólico da fundação da cidade.
De acordo com a PRF, a cruz será escoltada por São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará e Bahia, além do Distrito Federal. O trajeto inclui a rodovia Presidente Dutra (BR-116), que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, como uma das principais rotas da peregrinação.
Antes de chegar ao Brasil, a relíquia passou por Fátima, Cascais e Lisboa, em Portugal. O translado foi cuidadosamente monitorado até o seu desembarque no Brasil. A peregrinação é organizada pelo Movimento Brasil com Fé, em parceria com o Santuário Cristo Redentor e o Instituto Redemptor.
A iniciativa celebra os 525 anos da realização da primeira missa em solo brasileiro, ocorrida em 26 de abril de 1500, em Coroa Vermelha, distrito de Santa Cruz Cabrália (BA). O evento também marca os 200 anos do início das relações diplomáticas entre Brasil e Portugal.
O encerramento da peregrinação ocorrerá em Coroa Vermelha, no dia 26 de abril, com uma missa pontifical celebrada pelo cardeal Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador. Após a cerimônia, a cruz retornará ao Museu da Sé de Braga, em Portugal, no dia 27 de abril.