Desfile de 7 de Setembro reúne 9 mil participantes e deve atrair 15 mil pessoas em São José dos Campos

Por Helen Camargo
2 Leitura mínima

O tradicional desfile cívico-militar do Dia da Independência acontece neste domingo (7), em São José dos Campos. A programação terá início às 8h, com o hasteamento das bandeiras na orla do Banhado, seguido do desfile pela Rua 15 de Novembro, a partir das 9h.

Ao todo, 51 grupos e cerca de 9 mil participantes integram o evento, incluindo militares, civis, estudantes e membros de entidades e órgãos públicos. A expectativa da Prefeitura é reunir aproximadamente 15 mil pessoas no centro da cidade.

Entre as representações confirmadas estão o DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), o Tiro de Guerra, cadetes da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), Polícia Militar (Ambiental e Rodoviária Estadual), Corpo de Bombeiros, Polícia Científica, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal e secretarias municipais como Saúde, Esporte e Qualidade de Vida, Sasc, Urbam, Fundhas, além de instituições como Senai e Sesi.

Interdições no trânsito

Para garantir a segurança do público, a Prefeitura interditará ruas e avenidas no centro a partir das 23h deste sábado (6). O acesso será permitido apenas a moradores e veículos de autoridades. As vias serão liberadas logo após o encerramento do desfile.

Entre os trechos bloqueados estão:

  • Avenida Nelson D’Ávila e Rua 15 de Novembro, entre Eugênio Bonádio e Siqueira Campos

  • Ruas Sebastião Humel e Coronel Monteiro, entre Avenida São José e Francisco Rafael

  • Ruas Rubião Júnior, Francisco Paes e Dolzani Ricardo, entre Humaitá e Floriano Peixoto

  • Ruas César Leite e Salgado Filho, entre Humaitá e Avenida Nelson D’Ávila

  • Travessa Chico Luiz e Rua 7 de Setembro

Estrutura

A celebração contará com reforço no transporte público, sonorização em todo o trajeto, área reservada para pessoas com deficiência, ambulâncias de emergência e banheiros químicos.

Cerca de 250 profissionais estarão envolvidos na organização, entre agentes de mobilidade, controladores de acesso e equipes de limpeza urbana. A Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal também reforçarão a segurança.

Compartilhe este artigo