Detran-SP começa a migrar serviços digitais para novo sistema mais moderno e intuitivo

Por Helen Camargo 9 Visualizações
3 Leitura mínima

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) iniciou a migração de seus serviços digitais para uma nova plataforma mais moderna e funcional: o sistema CSM (Customer Service Management). A partir de 1º de agosto, 19 serviços deixarão de ser oferecidos no SEI Externo, marcando o início da transição completa para o novo modelo de atendimento.

A implantação do CSM promete oferecer mais autonomia aos cidadãos, além de simplificar o processo de solicitação e acompanhamento de serviços. Nesta primeira fase, já estão disponíveis no novo sistema os serviços de comunicação de venda de veículo, desbloqueio de laudo de vistoria, cancelamento de intenção de venda e exclusão de processo de habilitação no Renach. Até o final do ano, mais de 200 serviços serão transferidos para a nova plataforma.

O CSM traz melhorias significativas na experiência do usuário. Em caso de indeferimento por erro no envio de documentos, por exemplo, o cidadão poderá corrigir e continuar o mesmo processo, sem a necessidade de iniciar uma nova solicitação – como era exigido no antigo sistema. Além disso, todo o histórico de atendimento poderá ser consultado em um único ambiente, de forma clara e organizada.

O acesso ao novo sistema deve ser feito pelo portal do Detran-SP (www.detran.sp.gov.br), utilizando login com a conta GOV.BR nos níveis prata ou ouro. Ao iniciar o serviço desejado, o cidadão será redirecionado diretamente ao formulário específico, com uma navegação contínua e sem a abertura de múltiplas janelas.

De acordo com Lucas Papais, diretor de Atendimento ao Cidadão do Detran-SP, vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), o CSM também beneficiará a administração pública com mais agilidade no tratamento das demandas e maior eficiência no atendimento.

Os cinco serviços mais solicitados em junho devem estar totalmente integrados ao CSM até setembro. São eles: autorização para alteração nas características de veículos, desbloqueio de restrição por média monta, autorização para transporte escolar, autorização para gravação ou regravação de chassi e motor e regularização da substituição de motor.

Compartilhe este artigo