Entre janeiro e julho de 2025, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba e Litoral Norte, registrou 923 ocorrências de furto de energia. As operações da empresa possibilitaram a recuperação de energia suficiente para abastecer, por um mês, todo o município de Canas, que tem cerca de 5 mil habitantes.
O resultado é fruto do uso de novas tecnologias e da atuação estratégica de equipes especializadas. O combate a essa prática ilegal visa proteger vidas, garantir a qualidade do fornecimento e reduzir os prejuízos financeiros, que acabam sendo repassados a todos os consumidores.
Riscos e prejuízos
Segundo a Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia (Abradee), as ligações clandestinas estão entre as principais causas de mortes por choque elétrico no país. Além do risco de acidentes fatais, o furto de energia provoca sobrecarga na rede, causando oscilações no fornecimento, danos a equipamentos e queda na qualidade da energia.
Conforme normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o custo da energia desviada é rateado entre todos os usuários, ou seja, toda a população paga a conta.
Estratégias de combate
Para enfrentar o problema, a EDP utiliza inteligência artificial e outras tecnologias para aumentar a eficiência das operações. Entre as ações estão a blindagem mecânica de medidores de grandes consumidores e operações conjuntas com a Polícia Civil e o Instituto de Criminalística (IC).
No primeiro semestre de 2025, foram realizadas 62 operações policiais em toda a área de concessão, incluindo indústrias, supermercados, academias, padarias e outros estabelecimentos. As inspeções em campo são feitas por equipes treinadas para detectar fraudes ou manipulações nos medidores.
Crime e denúncia
O furto de energia é crime previsto no Artigo 155 do Código Penal, sujeito a multa e pena de reclusão de 1 a 4 anos. Além disso, o proprietário flagrado é obrigado a pagar toda a energia não faturada durante o período da irregularidade, conforme a resolução da Aneel, incluindo custos administrativos.
A população pode colaborar com denúncias anônimas pelos canais da EDP:
Site: www.edponline.com.br
Aplicativo EDP Online
Central 24h: 0800 721 0123
Agências presenciais
As denúncias são tratadas com sigilo e prioridade, contribuindo para reduzir o furto de energia, proteger vidas e garantir que todos recebam energia de forma segura e confiável.