A Embraer anunciou a venda de 50 aviões E195-E2 para a companhia aérea americana Avelo Airlines, em um acordo avaliado em US$ 4,4 bilhões (cerca de R$ 23,8 bilhões). O contrato prevê ainda o direito de compra de outros 50 jatos do mesmo modelo. As entregas devem começar no primeiro semestre de 2027.
Essa é a primeira venda do E195-E2 para uma empresa dos Estados Unidos, o que amplia a presença da fabricante brasileira no mercado americano. Até então, companhias dos EUA operavam apenas modelos menores da Embraer, como o E-175, voltado para voos regionais.
Em comunicado, a Embraer destacou que os novos jatos irão modernizar a frota da Avelo, atualmente composta por Boeing 737NGs, e proporcionar mais eficiência operacional e maior alcance aéreo.
Apesar do avanço no mercado, a Embraer ainda enfrenta barreiras tarifárias. Desde abril, aeronaves civis brasileiras exportadas para os EUA são taxadas em 10%. A empresa segue negociando para que a alíquota seja zerada.
Os Estados Unidos são o principal mercado da Embraer, respondendo por 45% das vendas de jatos comerciais e 70% dos jatos executivos. Atualmente, 52,4% da carteira de pedidos comerciais da fabricante é de clientes americanos: 229 de um total de 437 aeronaves encomendadas.