Foto: Divulgação
Termina em 31 de maio o prazo para que empresas interessadas se cadastrem no programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM), da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). Nesta primeira etapa de 2025, estão sendo oferecidas 10 mil vagas para estudantes da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio que cursam o itinerário técnico profissional.
O programa, que terá duração inicial de seis meses, prevê o pagamento das bolsas pelo governo estadual, com valores que variam de R$ 422,03 a R$ 851,46, conforme o curso e a carga horária. A jornada dos estagiários deverá ser de 12 a 20 horas semanais, conforme determina a Lei Federal nº 11.788/2008, que regulamenta os estágios.
Até a última semana, cerca de 1.500 empresas já haviam firmado parceria com a Seduc-SP. Para aderir ao programa, é necessário oferecer auxílio-transporte aos estudantes e disponibilizar um supervisor com formação ou experiência na área técnica correspondente ao curso do aluno.
A seleção dos estudantes será realizada em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Além das bolsas, o governo do Estado também é responsável pelo seguro contra acidentes pessoais dos participantes.
O diretor pedagógico da Seduc-SP, Daniel Barros, destaca a importância da iniciativa. “O programa BEEM foi criado para conectar empresas a jovens estudantes prontos para fazer a diferença no mundo do trabalho. Eles chegam preparados, motivados e dispostos a crescer junto com as empresas que lhes derem uma oportunidade”, afirmou.
As empresas interessadas devem se inscrever até 31 de maio. Após o período inicial, há a possibilidade de efetivação do contrato de estágio pelas companhias parceiras.