Procura pelo bilinguismo cresceu 64% em todo o país; Taubaté ganhará a primeira escola bilingue de alta performance do Vale do Paraíba
A preocupação das famílias com a formação dos filhos em um mercado globalizado fez disparar a procura por escolas bilíngues no Brasil. E com essa popularização do bilinguismo no setor educacional, é essencial que os pais estejam atentos às ofertas disponíveis, buscando uma verdadeira imersão pedagógica em um segundo idioma, além de cuidados com a saúde física e mental dos alunos.
De acordo com a Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (ABEBI), o país conta com mais de 1,2 mil escolas bilíngues, um aumento de 10% em cinco anos. Somente em 2023, a procura por esse modelo de ensino cresceu 64%, com destaque para as cidades do interior de São Paulo.
No Brasil, as escolas bilingues devem seguir diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), tais como a obrigatoriedade do ensino nos dois idiomas e a carga horária das aulas ministradas em inglês.
Para a Educação Infantil e no Ensino Fundamental, a carga horária mínima para o ensino bilíngue em inglês deve ser de 30% das atividades curriculares, já no Ensino Médio, a carga horária mínima é de 20% da grade oficial.
A Start Anglo Bilingual School, que está com uma unidade em fase de construção em Taubaté, chegará à cidade oferecendo ensino bilingue e de alta performance acadêmica, que irá contemplar o Ensino Infantil, o Ensino Fundamental e em breve o Ensino Médio. Trata-se de uma modelo inédito na região do Vale.
“Nosso currículo foi pensado para formarmos cidadãos globais, com uma abordagem que vai além do ensino tradicional em dois idiomas. As famílias querem preparar seus filhos para as melhores universidades do país e compreendem que fluência em inglês é essencial para os desafios futuros. Seremos a única instituição no Vale do Paraíba a integrar esses dois pilares da educação, oferecendo uma formação completa e inovadora”, disse o Professor Marcelo Perrenoud, mantenedor da Start.
Em Taubaté, a proposta da Start Anglo Bilingual School é alcançar através de uma base pedagógica forte, vivências do inglês dentro e fora da sala de aula, desenvolvimento físico e esportivo, domínio de tecnologia e pensamento computacional, liderança e desenvolvimento socioemocional.
“Esses elementos se combinam para proporcionar uma formação integral, que prepara o aluno de forma completa e abrangente para os desafios do futuro, tanto em nível pessoal quanto profissional”, destacou Perrenoud.
Outro diferencial que a Start Anglo Bilingual School levará à Taubaté será a composição do quadro docente. Para atuar na unidade, os professores precisam ter a formação mínima exigida pela legislação educacional e parte do quadro docente deverá possuir proficiência em inglês com alta qualificação técnica. Os escolhidos são submetidos ainda a um treinamento específico antes de iniciar as atividades docentes.
A previsão é que o período de reservas de vagas da Start Anglo Bilingual School Taubaté, para o ano letivo de 2026, comece a partir de junho de 2025.