Foto: Divulgação/Eve Air Mobility
A Eve Air Mobility, empresa de mobilidade aérea urbana vinculada à Embraer, anunciou esta semana o sucesso no primeiro teste de motor do protótipo de seu ‘carro voador’. O teste, que foi registrado em vídeo, envolveu o motor ‘pusher’, localizado na cauda da aeronave e responsável pela propulsão do veículo durante o voo.
O teste foi realizado em solo, na planta industrial da empresa em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, com um eVTOL (veículo elétrico de pouso e decolagem vertical). Engenheiros e técnicos da Eve avaliaram o desempenho do motor e a comunicação dele com a estação de controle remoto, o que é considerado essencial para garantir o funcionamento seguro do motor e dos inversores, componentes cruciais para o voo seguro do protótipo.
Para a empresa, com sede em São José dos Campos, este marco é uma etapa fundamental no desenvolvimento do eVTOL, com testes iniciais ocorrendo em solo. Nos próximos estágios do projeto, a expectativa é que os testes evoluam para ensaios com o modelo em voo.
Os eVTOLs da Embraer estão passando por um processo de regulamentação com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que supervisiona a aviação civil no Brasil. A expectativa da Eve é que a certificação do modelo seja concluída pela Anac em 2027, com o início da entrega das primeiras unidades e operações comerciais. Anteriormente, a previsão era de que as primeiras unidades chegassem ao mercado em 2026.
Até o momento, a Embraer recebeu quase 3 mil encomendas dos eVTOLs de pelo menos 30 clientes em 13 países, representando um potencial de receita de US$ 14,5 bilhões.