A 55ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão será realizada de 5 de julho a 3 de agosto de 2025, com 76 apresentações gratuitas distribuídas em Campos do Jordão e São Paulo. Reconhecido como o maior festival de música clássica da América Latina, o evento volta a ocupar palcos icônicos com uma programação plural, que une tradição, diversidade e acesso à cultura.
A agenda deste ano reúne orquestras renomadas como Osesp, Ojesp, Orquestra Experimental de Repertório e o Coro Jovem de Campos do Jordão, com repertório que vai de Beethoven a Pixinguinha, além de música de câmara, jazz e o retorno da Jornada Paulista de Dança.
Palcos que encantam
Em Campos do Jordão, os espetáculos acontecem no Auditório Claudio Santoro, Capela do Palácio Boa Vista, Parque Capivari e no Espaço Cultural Dr. Além, que retorna à programação. Na capital paulista, a agenda contempla Sala São Paulo, Estação Motiva Cultural, Universidade Presbiteriana Mackenzie e outros espaços.
Novidade desta edição
Um dos destaques é a estreia do Prêmio Anna Laura de Música Antiga (PALMA), voltado a interpretações historicamente informadas e que promete revelar novos talentos da música barroca e renascentista.
Ingressos gratuitos
Todos os concertos são gratuitos, com reserva online antecipada para os principais espaços — como Auditório Claudio Santoro e Sala São Paulo — disponível no site oficial do Festival a partir de cinco dias antes de cada apresentação. Em locais como a Capela São Pedro Apóstolo, a distribuição dos ingressos será presencial, uma hora antes do concerto.
Cultura para todos
Para a secretária estadual de Cultura, Marilia Marton, o festival reafirma o papel da arte como direito:
“Ao reunir grandes artistas, promover novas gerações por meio de bolsas e formar plateias com acesso gratuito, o Festival reafirma nosso compromisso com uma cultura viva, plural e acessível”.