A Defesa Civil Estadual emitiu um alerta para ventos fortes que devem atingir principalmente o Litoral Norte e o Vale do Paraíba. O fenômeno está associado à chegada de uma frente fria, que provocará instabilidades atmosféricas, com possibilidade de queda de árvores, destelhamentos e danos estruturais, especialmente em áreas urbanas e arborizadas.
Embora os volumes de chuva previstos sejam baixos, a intensidade das rajadas é motivo de atenção. As regiões mais afetadas estão na Faixa Leste do Estado, incluindo o Vale do Ribeira, Itapeva, Sorocaba, Campinas, Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Paraíba e o Litoral Paulista, com destaque para Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela.
Ressaca marítima no Litoral Norte
O litoral também deve registrar ressaca marítima, com ondas de até 3 metros de altura. A recomendação é para que embarcações de pequeno porte, pescadores, banhistas e praticantes de esportes aquáticos evitem o mar durante o período de instabilidade.
Recomendações da Defesa Civil
Reforce portas, janelas e telhados;
Não se abrigue sob estruturas metálicas frágeis;
Retire objetos soltos de quintais, sacadas e varandas;
Evite estacionar veículos próximos a árvores ou postes.
Em caso de emergência, acione a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
Queda de temperatura
A partir de terça-feira (29), com o avanço da frente fria, uma massa de ar polar deve provocar queda significativa de temperatura, especialmente em cidades serranas e na região do Vale do Paraíba.