Governo incentiva verificação em duas etapas no Gov.br para reforçar segurança digital

Por Helen Camargo 11 Visualizações
2 Leitura mínima
Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) está incentivando os usuários da conta nível ouro do Gov.br a ativarem a verificação em duas etapas. A medida, segundo o órgão, tem como objetivo reforçar a segurança digital e prevenir acessos indevidos. Atualmente, cerca de 72 milhões de brasileiros possuem esse tipo de conta, mas apenas 27% já utilizam o recurso.

Embora a adesão não seja obrigatória, o ministério destaca que a funcionalidade é altamente eficaz, especialmente quando combinada com o uso da biometria. O processo de ativação poderá ser feito pelo aplicativo Gov.br, e o usuário terá a opção de desabilitar a verificação a qualquer momento, caso deseje.

Ao acessar a conta, o usuário será convidado a ativar a verificação em duas etapas. Caso opte por não ativar naquele momento, receberá um aviso por e-mail ou SMS informando que o pedido será feito novamente no próximo acesso. Todas as orientações sobre ativação e desativação da funcionalidade estão disponíveis no portal Gov.br, com a opção de atendimento virtual para esclarecer dúvidas.

Com mais de 169 milhões de usuários cadastrados, a plataforma Gov.br reúne mais de 4.700 serviços digitais federais e outros 8.700 serviços estaduais e municipais. Entre os mais acessados estão o Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira Digital de Trânsito, Assinatura Gov.br e Carteira de Trabalho Digital.

Além de facilitar o acesso a serviços públicos, a plataforma permite a assinatura digital de documentos com validade jurídica, abertura de empresas e transferência de veículos, entre outras funcionalidades.

Compartilhe este artigo