Ilhabela confirma Carnaval em dose dupla em 2026 com duas semanas de folia descentralizada

Ilhabela terá novamente Carnaval em dose dupla em 2026. A Prefeitura anunciou nesta segunda-feira (26) a programação oficial do “CarnaIlha em Dobro”, que vai movimentar a cidade em duas semanas distintas, com desfiles, blocos, escolas de samba, marchinhas, rodas de samba e o tradicional Banho da Dorotéia, espalhados por diversos bairros e praias do município.

A primeira etapa da festa ocorre entre os dias 6 e 8 de fevereiro, com programação concentrada na Vila, no Centro Histórico. Já a segunda semana, de 14 a 17 de fevereiro, leva a folia para diferentes regiões da ilha, ampliando o acesso do público às atrações.

Primeira semana tem desfiles e escolas de samba

A abertura oficial do Carnaval acontece na sexta-feira (6), às 21h, na Passarela do Samba, na Vila. A noite será marcada pelo desfile dos blocos carnavalescos, com destaque para o Bloco da Camisinha, organizado pela Secretaria de Saúde e considerado o maior do município, tradicionalmente responsável por abrir os desfiles.

Ao longo da sexta e do sábado, a programação inclui rodas de samba, marchinhas, bailes de rua e, no sábado (7), o aguardado desfile das escolas de samba, um dos pontos altos da festa. No domingo (8), ocorre a apuração dos desfiles e, à noite, o desfile da escola campeã, encerrando a primeira etapa do Carnaval.

Segunda semana leva a folia às praias e bairros

Entre os dias 14 e 17 de fevereiro, o Carnaval ganha caráter itinerante, com atividades em praias e bairros da cidade. Um dos destaques é o show de Chacal do Sax, no domingo (15), na Praia Grande, em uma apresentação à beira-mar que combina música, verão e clima carnavalesco.

Outro ponto alto da programação são os Banhos da Dorotéia, realizados entre os dias 14 e 16 de fevereiro, tradição marcada por fantasias, irreverência e interação com o público. O encerramento do CarnaIlha em Dobro acontece na terça-feira (17), com o desfile dos blocos de competição do Banho da Dorotéia na Passarela do Samba, quando será definido o bloco campeão da temporada.

Festa descentralizada

Segundo a Prefeitura, o modelo em duas semanas permite descentralizar a programação, valorizar diferentes regiões da cidade e oferecer opções variadas para moradores e turistas, mantendo viva a tradição do Carnaval de Ilhabela.

A programação completa, com horários e locais de cada atração, está disponível nos canais oficiais da Prefeitura.

Veja também