Ilhabela realiza 9ª Conferência Municipal de Assistência Social nos dias 3 e 4 de junho

Por Helen Camargo
2 Leitura mínima

Foto: PMI

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social e do Conselho Municipal da Assistência Social, promove nesta terça (3) e quarta-feira (4) a 9ª Conferência Municipal da Assistência Social. O evento acontece no auditório do Paço Municipal e tem como objetivo debater avanços, desafios e propor novas diretrizes para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município.

A conferência é um espaço democrático de escuta ativa e participação da sociedade. Gestores públicos, trabalhadores da assistência, representantes de entidades e, principalmente, usuários dos serviços socioassistenciais se reúnem para construir, avaliar e consolidar políticas públicas com foco na equidade e justiça social.

Nesta edição, os debates giram em torno de cinco eixos temáticos definidos a partir da 14ª Conferência Nacional de Assistência Social:

  1. Universalização do SUAS: Acesso com equidade e respeito às diversidades;

  2. Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, descentralização e valorização dos trabalhadores;

  3. Integração de Benefícios e Serviços: Proteção social e inclusão;

  4. Gestão Democrática e Comunicação Transparente: Fortalecimento da participação social;

  5. Sustentabilidade Financeira e Cofinanciamento com Equidade.

A programação tem início na terça-feira, às 18h, com recepção e credenciamento. A abertura oficial contará com apresentações culturais do grupo Pés no Chão, além de palestras com Ana Clara Citelli, mestre em Ciências Sociais e coordenadora da EDESP, e com a assistente social Solange de Medeiros Assunção, do CRAS de Ilhabela.

Na quarta-feira, os trabalhos continuam a partir das 8h30, com discussões em grupos temáticos, apresentação de propostas e escolha dos delegados que representarão Ilhabela na conferência estadual.

Etapa preparatória

A pré-conferência foi realizada no dia 28 de maio no CRAS, reunindo assistentes sociais e usuários para debater e formular propostas. As contribuições coletadas foram levadas para discussão na conferência principal.


Compartilhe este artigo