Ilhabela se prepara para temporada de cruzeiros com 51 escalas e impacto de R$ 80 milhões na economia

Por Helen Camargo
2 Leitura mínima
Paulo Steafani / PMI

A partir do dia 25 de outubro, Ilhabela dá início a mais uma temporada de navios de cruzeiro, que se estende até abril de 2026. Ao todo, estão previstas 51 escalas, com a chegada estimada de 217 mil passageiros e tripulantes. A movimentação deve gerar um impacto econômico de aproximadamente R$ 80 milhões, beneficiando restaurantes, bares, comércio, serviços, passeios e transporte local.

Segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), a temporada 2025/2026 será marcada por altas taxas de ocupação, já que o Brasil terá dois navios a menos em relação ao último ciclo, reduzindo em 20% os leitos disponíveis e elevando a demanda nas embarcações em operação. Mesmo com a redução, Ilhabela manteve um número expressivo de escalas, consolidando-se entre os destinos mais procurados do país.

“Ilhabela irá receber 12 navios diferentes, de nove armadoras, totalizando 51 escalas. Sabemos da importância do setor para nossa economia e já vemos bons resultados para 2025 e 2026”, afirmou o prefeito Toninho Colucci, destacando a participação da cidade na Seatrade Cruise Global, maior feira internacional do setor, e reuniões com companhias de cruzeiros como fatores decisivos para o desempenho.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Harry Finger, reforçou que a cidade está pronta para acolher os visitantes. “Temos infraestrutura adequada, qualificamos os prestadores de serviços e cuidamos dos nossos atrativos. O Brasil vive um bom momento no turismo, e Ilhabela acompanha esse avanço também no setor de cruzeiros”, disse.

A lista completa das escalas da temporada 2025/2026 já está disponível no site oficial da Prefeitura: www.ilhabela.sp.gov.br.

Compartilhe este artigo