Foto: Agência Brasil
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a notificar, nesta terça-feira (13), aposentados e pensionistas que tiveram descontos realizados em seus benefícios por meio de entidades associativas. Os avisos estão sendo enviados exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS.
Para visualizar a notificação, o beneficiário deve baixar gratuitamente o aplicativo, disponível para celulares com sistemas iOS (App Store) e Android (Google Play Store). Após o download, é necessário criar uma conta utilizando CPF, login e senha — os mesmos dados utilizados nos demais serviços públicos unificados pelo sistema Gov.br. Também é possível acessar o aplicativo usando o internet banking de bancos credenciados, por meio da opção “Entrar com seu banco”.
Com a conta ativa, o usuário deve clicar no ícone do sino no topo da tela, acessar “Configurar Notificações” e permitir os avisos do sistema.
A mensagem enviada varia conforme o caso. Para quem teve descontos, o aviso é:
“Aviso importante para você: foi identificado desconto de entidade associativa no seu benefício. A partir de amanhã (14), você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135.”
Já os beneficiários sem descontos receberam anteriormente a seguinte notificação:
“Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício. O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício.”
A partir desta quarta-feira (14), estará disponível no aplicativo o serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, onde o beneficiário poderá verificar o nome da associação responsável pelo desconto. Caso não tenha autorizado a cobrança, será possível solicitar a devolução dos valores por meio do próprio aplicativo, pelo site meu.inss.gov.br ou pelo telefone 135.
O INSS alerta para golpes e reforça que o contato será feito apenas por meio do aplicativo Meu INSS. Não haverá ligações telefônicas nem envio de SMS.
Em caso de dúvidas ou dificuldades de acesso, os segurados podem entrar em contato com a central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. A recomendação é ligar após as 16h ou aos sábados para evitar longas esperas.
Mais informações podem ser consultadas no site oficial: gov.br/inss.