ITA forma 119 novos engenheiros em São José dos Campos

Por Clemente Lemes 24 Visualizações
6 Leitura mínima

A formatura de 119 novos engenheiros no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), aconteceu na manhã deste sábado (18/12), em São José dos Campos (SP).

Diversas autoridades civis e militares participaram do evento que foi prestigiado pelos familiares dos formandos que lotaram o Hangar X10 do DCTA em São José dos Campos. O local foi o berço de criação do avião Bandeirante primeira aeronave produzida pela Embraer.

A Instituição, que completou, em 2021, 71 anos de existência e está entre os 12 Institutos do DCTA. “Os alunos que estão se formando serão líderes em suas áreas de atuação, de engenharia e de tecnologia, e serão líderes na Força Aérea Brasileira, trabalhando em projetos estratégicos na área espacial, aeronáutica e de defesa”, disse o Reitor, Anderson Ribeiro Correa.

Instituição de Educação e Ensino Superior, sob jurisdição do Comando da Aeronáutica, criado em 1950 e integra o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

A missão do ITA é ministrar o ensino e a educação necessários à formação de profissionais de nível superior, nas especializações de interesse para a aviação em geral, e, em particular, à Força Aérea Brasileira; além de manter cursos de extensão universitária, de pós-graduação e de doutorado.

A deputada estadual Leticia Aguiar participou do evento e elogiou a Força Aérea Brasileira e ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), “Que orgulho prestigiar a formatura de 119 novos engenheiros, aqui na minha cidade, São José dos Campos, a Capital do Avião”, comemorou.

Formando ITA 2021

ITA também realizou a formatura de Pós-Graduação Lato Sensu

No dia 03 de dezembro, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica realizou a cerimônia de formatura de 86 alunos dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu: Curso de Especialização em Engenharia de Armamento Aéreo (CEEAA), Curso de Especialização em Análise de Ambiente Eletromagnético (CEAAE), Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada – PE-Safety (Turmas 1 e 2), Curso De Especialização Em Manufatura Avançada (CEMA) e Curso de Especialização em Análise e Seleção de Sistema de Armas (CASSA). Com os formandos deste ano, 1088 alunos já concluíram esses cursos oferecidos pelo ITA.

A Pós-Graduação Lato Sensu é realizada depois da conclusão da Graduação e compreende cursos de especialização, de aperfeiçoamento e de extensão, com durações variáveis, destinados à ampliação ou ao aprofundamento de conhecimentos técnicos e científicos adquiridos na Graduação.

Formatura ITA

Para entrar no  ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica, saiba que as vagas oferecidas estão entre as mais disputadas do país.

O sonho de se formar em um curso superior de qualidade em uma instituição pública, muitas vezes esbarra na concorrência e no nível de dificuldade das provas do vestibular, é exatamente o que acontece para quem quer entrar no Instituto Tecnológico da Aeronáutica, pois este vestibular é um dos processos seletivos mais concorridos do Brasil.

O Instituto Tecnológico da Aeronáutica, que tem sede na cidade de São José dos Campos, é o sonho da maioria dos apaixonados pela área de exatas. Muitos estudantes passam anos se preparando para ingressar nos cursos de Engenharias e abdicam de descanso e lazer.

Seja para seguir uma carreira militar, ou não, quem sonha entrar precisa ter convicção do que deseja e não desistir dos estudos no meio do caminho.

História

O Instituto, criado pelo Decreto nº 27.695, de 16/01/50 e definido pela Lei nº 2.165, de 05/01/1954 foi a primeira unidade a se estabelecer no CTA. O instituto já vinha funcionando virtualmente na sede da Escola Técnica do Exército (hoje, Instituto Militar de Engenharia – IME) no Rio de Janeiro – daí justificando diplomar a sua primeira turma de engenheiros ao final do ano letivo de 1950.

Do corpo docente pioneiro fizeram parte professores norte-americanos ou radicados nos Estados Unidos da América, trazidos ao Brasil pelas mãos do professor Smith. Entre eles, Francis Dominic Murnaghan, autoridade mundial em Matemática, Theodore Theodorsen, mundialmente conhecido no campo da Aerodinâmica, Charles Ingran Stanton, F. C. Philips, J. Younger , R.N. DuBois e T. V. Jones.

Em 1950, chegava da Alemanha Heinrich Peters, que chefiaria o Departamento de Mecânica do ITA, onde trabalhariam outros professores alemães, como R. M. Otto Weinbaum e W. Kotenberg. Professores de outras nacionalidades trabalharam no ITA, como o chinês Kwei Lien Feng, sendo que houve um tempo em que o instituto chegou a reunir professores de 16 nacionalidades diferentes.

Para trabalhar com os professores estrangeiros dos anos iniciais e substituí-los ao longo do tempo, o Ministério da Aeronáutica passou a contratar professores brasileiros.

Compartilhe este artigo