No Dia Mundial de Combate à Poliomielite, celebrado em 24 de outubro, a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, reforça a importância da imunização das crianças contra o vírus causador da paralisia infantil. Para facilitar o acesso, quatro unidades de saúde do município terão horário estendido para vacinação.
Seguindo o calendário nacional, a vacina poliomielite inativada (VIP) é aplicada em três doses — aos 2, 4 e 6 meses de idade — e uma dose de reforço aos 15 meses. Crianças que ainda não receberam o reforço podem ser vacinadas até os 5 anos, 11 meses e 29 dias.
A imunização está disponível de segunda a sexta-feira em todas as Unidades Municipais de Saúde da Família (UMSFs). As UMSFs com funcionamento padrão atendem das 8h às 16h, enquanto as unidades do Santa Cruz dos Lázaros, Cidade Salvador, Parque Santo Antônio e Jardim das Indústrias funcionam até as 19h, com entrega de senhas até as 18h. O horário pode variar conforme a capacidade técnica de cada unidade.
Para vacinar as crianças, é necessário apresentar documento com foto ou certidão de nascimento e, se possível, a caderneta de vacinação.
A secretária de Saúde, Aguida Fernandes, destacou a importância da mobilização coletiva. “A poliomielite é uma doença grave, que pode causar sequelas permanentes. A vacina é segura, gratuita e está disponível em todas as unidades de saúde. Vacinar é proteger o futuro das nossas crianças e garantir que a paralisia infantil não volte a circular em nosso país”, afirmou.
A poliomielite é uma doença contagiosa causada pelo poliovírus, transmitida principalmente por via fecal-oral, por meio do contato com fezes ou secreções de pessoas infectadas. Embora afete principalmente crianças menores de 5 anos, adultos não imunizados também estão suscetíveis à infecção.

























