A Prefeitura de Jacareí oficializou nesta quinta-feira (9) o Marco Zero de Romaria, em cerimônia realizada na Capela Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Liberdade. O evento celebrou o ponto histórico de onde, segundo registros e tradições locais, teria sido lançada ao Rio Paraíba do Sul a imagem da Padroeira do Brasil.
Durante a solenidade, foi inaugurado um mural artístico do servidor e artista Clóvis Masson, retratando o episódio, e lançado oficialmente o ramal “Rota da Luz – Peregrinos da Mãe Aparecida”, que liga Jacareí ao circuito oficial de peregrinação até o Santuário Nacional de Aparecida.
O novo trajeto, uma antiga reivindicação dos romeiros, oferece uma rota alternativa mais segura à Rodovia Presidente Dutra, com sinalização especial em azul e amarelo feita pela Secretaria de Mobilidade Urbana. A criação do ramal integra o Plano Municipal de Turismo, voltado a fortalecer o turismo religioso e cultural, além de estimular o desenvolvimento econômico em torno do Rio Paraíba do Sul.
A programação também marcou a largada da 1ª Hidroromaria Jacareí/Aparecida, que percorre o rio em trecho inicial de 3 km até o Jardim Santa Maria, com monitoria do atleta e recordista mundial de caiaque Pedro Oliva. A expedição segue até Aparecida e faz parte de um estudo técnico de viabilidade para a criação da futura Hidrovia Regional Jacareí/Aparecida.
“Jacareí está unindo história, fé e planejamento urbano. O Rio Paraíba, que trouxe os bandeirantes e a imagem da Padroeira, agora volta a ser um caminho de integração e desenvolvimento para o Vale do Paraíba”, afirmou o secretário de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes.
Confira a galeria de fotos:
https://www.flickr.com/photos/prefeiturajacarei/albums/72177720329578013/with/54843553223/