A Prefeitura de Jacareí iniciou o processo de modernização do sistema de estacionamento rotativo (zona azul), implantado há cerca de 20 anos no município. A mudança prevê a substituição gradual do modelo atual por uma estrutura totalmente digital, com foco em praticidade, fiscalização eletrônica e ampliação das formas de pagamento.
A primeira etapa do processo é a desativação dos parquímetros, que serão retirados das ruas. Segundo a administração municipal, os equipamentos se tornaram obsoletos diante do uso predominante de smartphones e aplicativos para aquisição de créditos digitais, modelo já adotado em outras cidades como São José dos Campos, São Paulo e São Bernardo do Campo, além de estar em implantação em municípios como Taubaté e Mogi das Cruzes.
A Prefeitura também aponta que os equipamentos instalados nas calçadas podem prejudicar a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida e estão sujeitos a ações de vandalismo. Outro problema citado é a circulação de bilhetes físicos, que, segundo o município, pode favorecer abordagens irregulares de “flanelinhas” junto a motoristas.
Novo modelo digital
O novo sistema de estacionamento rotativo deverá funcionar com fiscalização por videomonitoramento embarcado em veículos equipados com câmeras, substituindo o modelo atual de monitores em campo.
A compra de créditos será ampliada e poderá ser feita por aplicativo, pontos de venda no comércio local e também por meio de leitura de QR Code instalado em placas distribuídas na área de abrangência do sistema, com pagamento via Pix.
Outra mudança prevista é a abertura do credenciamento para empresas e aplicativos interessados na comercialização dos créditos, permitindo concorrência entre diferentes plataformas e ampliando as opções para comerciantes que desejem vender os créditos diretamente aos clientes.
Transição e período de adaptação
O processo licitatório teve início em 15 de abril e, após a conclusão, o novo sistema será implantado. Durante o período de transição, as placas do modelo antigo estão sendo retiradas e os parquímetros desativados.
A Prefeitura informou que, nesse intervalo estimado em até 60 dias, o uso das vagas será gratuito, garantindo 100% de isenção temporária aos motoristas.
Usuários que ainda possuem créditos no aplicativo ZUM, da antiga concessionária Estapar, terão os valores estornados conforme regras do sistema.









