Foto: PMJ
A Secretaria de Saúde de Jacareí está intensificando as ações de prevenção à febre amarela, com foco nos moradores da zona rural. Essas áreas, que possuem maior proximidade com a natureza, são mais suscetíveis ao contato com o vírus, sendo prioritárias para a campanha de vacinação e orientação.
Você sabia?
A febre amarela é uma doença viral aguda, transmitida ao ser humano e a primatas não humanos (macacos) pela picada de mosquitos infectados com o vírus.
Embora macacos e gambás sejam frequentemente encontrados mortos em áreas com casos de febre amarela, eles não são os responsáveis pela transmissão da doença. Na verdade, esses animais são os primeiros a ser infectados pelo vírus. A presença de animais doentes ou mortos nessas regiões serve apenas como um alerta de que a doença pode estar circulando localmente.
A vacinação é a principal medida de prevenção, e a recomendação é que todos os moradores das áreas de risco estejam imunizados.
Sintomas da Doença
Em casos graves, a febre amarela pode causar:
- Febre alta;
- Icterícia (pele e olhos amarelados);
- Hemorragias;
- Choque e falência de órgãos.
Ações da Prefeitura
Na última quarta-feira (22), a equipe da Vigilância de Zoonoses orientou feirantes sobre a prevenção da doença. Além disso, as equipes de saúde iniciarão uma busca ativa por moradores da zona rural que ainda não tomaram a vacina.
Prevenção
A vacina é a única forma eficaz de se proteger contra a febre amarela. A população a partir de 9 meses de idade deve estar imunizada, seguindo o esquema vacinal:
- 1ª dose: crianças de 9 meses
- 2ª dose: crianças de 4 anos
- Dose única: de 5 a 59 anos
Obs.: Pessoas a partir de 60 anos, que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação, o serviço de saúde deverá avaliar o risco X benefício da vacinação.
A vacinação é gratuita e pode ser realizada nas unidades de saúde do município. Leve um documento com foto, Cartão SUS e a carteira de vacinação. O objetivo é vacinar, pelo menos, 95% da população do município.
O Que Fazer em Caso de Suspeita?
Ao encontrar um macaco ou gambá morto, não toque no animal e entre em contato imediatamente com a Vigilância em Saúde pelos telefones (12) 3955-9623 ou (12) 3951-0146.