Foto: PMJ
Jacareí deu início, nesta sexta-feira (9), a uma nova etapa na área da segurança pública com o lançamento do COI 2.0 (Centro de Operações Integradas). O projeto traz inovações tecnológicas como a ampliação do número de câmeras, aumento do monitoramento nos acessos da cidade e reforço no sistema de reconhecimento facial.
A cerimônia de lançamento contou com a presença de autoridades municipais, vereadores e deputados estaduais e federais. Com o novo sistema, o número de câmeras passará de 117 para cerca de 200, cobrindo mais pontos estratégicos do município. As entradas e saídas monitoradas com leitura de placas também foram ampliadas: de 10 para 18.
Outro destaque é o aumento nas licenças para reconhecimento facial, que saltaram de 2 para 34. A tecnologia, considerada uma das mais completas do país, será utilizada com apoio do banco de dados da Polícia Civil, auxiliando na identificação de foragidos da Justiça ou pessoas desaparecidas. A expectativa é de que o sistema esteja completamente funcional em cerca de dois meses.
“Nosso novo modelo de monitoramento é habilitado para que o próprio sistema identifique as pessoas e, ao constatar anormalidades, alerte a central para que medidas sejam tomadas e viaturas deslocadas ao local”, afirmou o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Rafael Julio.
A modernização do COI também envolveu uma reforma estrutural, com melhoria de equipamentos, infraestrutura e nova pintura. O local ganhou uma tela de mais de dez metros de largura, onde estatísticas em tempo real — como número de veículos e pessoas identificadas — são exibidas. O monitoramento é realizado 24 horas por dia, todos os dias da semana, com atuação conjunta da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Secretaria de Mobilidade Urbana.
A nova fase inclui ainda contrato com uma empresa especializada, que será responsável pela instalação, substituição e manutenção das câmeras, garantindo agilidade em caso de falhas ou necessidade de ajustes.