Jacareí recebe Selo Programa Bicicleta Brasil e avança em ações de mobilidade sustentável

Por Helen Camargo
2 Leitura mínima
PMJ

A cidade de Jacareí recebeu, na última semana, o Selo Programa Bicicleta Brasil, concedido pelo Governo Federal como reconhecimento a boas práticas que incentivam o uso da bicicleta e promovem a melhoria da mobilidade urbana.

O selo tem como objetivo valorizar e divulgar ações municipais voltadas à mobilidade por bicicleta, estimulando políticas públicas que incentivem o uso da bike como meio de transporte sustentável, saudável e seguro.

Essa é a primeira vez que Jacareí recebe o reconhecimento. O município apresentou quatro propostas ao Ministério das Cidades dentro do Programa Bicicleta Brasil (PNB) — todas foram habilitadas e seguem concorrendo ao prêmio nacional.

Entre as iniciativas apresentadas estão:

  • Gestão que pedala, da prática para a decisão: promove o uso da bicicleta por gestores municipais para vivenciar a malha cicloviária e aprimorar decisões na área.

  • Pedale e Descubra: cria ciclorrotas turísticas autoguiadas e seguras.

  • Pedal em movimento: estabelece área específica para treinamento de ciclistas.

  • A Cidade é Nossa Ciclovia — Uma Jacareí em Transformação: incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte diário.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes, duas das propostas já estão em implantação, e as outras duas estão em fase de projeto.

“Todo investimento que estamos fazendo em torno do modal ciclístico proporciona maior segurança no deslocamento. Em breve, cada vez mais moradores poderão utilizar a bike como meio de transporte em Jacareí”, afirmou o secretário.

Nos últimos anos, Jacareí tem intensificado as ações voltadas à mobilidade sustentável. A cidade passou de 3 km de ciclovias em 2016 para mais de 50 km atualmente, além de outros 6 km em obras, nas avenidas Lucas Nogueira Garcez e Castelo Branco. Também são realizadas ações educativas e de segurança no trânsito ao longo do ano.

Com a certificação, o município ganha maior visibilidade em políticas públicas e editais federais, além de prioridade em repasses de recursos do Programa Bicicleta Brasil, fortalecendo sua imagem como cidade amiga da bicicleta.

Compartilhe este artigo