Linha Verde interdita vias na região sul de São José

Por Clemente Lemes 19 Visualizações
5 Leitura mínima

Por conta das obras da Linha Verde, corredor sustentável que está em construção em São José dos Campos, dois locais na região sul da cidade terão interdições a partir da próxima segunda-feira (6), para serviços de drenagem, execução de pavimento, readequação viária e construção de uma Estação do corredor (mapas abaixo).

A rua Itabaiana terá uma interdição total entre as ruas Abaré e Bacabal, para a execução de drenagem, pavimento rígido e conformação de guias e canteiro. Não há imóveis no trecho interditado.

O desvio no sentido Centro será realizado acessando a rua Abaré, travessa Claudina Vieira da Silva Braz, rua Bacabal e retornando à rua Itabaiana. Já o desvio no sentido bairro será realizado pela rua Bacabal, travessa Carlos Augusto Mota, rua Abaré e retornando à rua Itabaiana.

Linha Verde

Desvios

Os motoristas que seguem no sentido rua Caravelas, poderão seguir até o final da rua Bacabal para acessar a via.

Outro trecho que será interditado é o acesso da av. Leonor de Almeida Ribeiro Souto para a pista expressa da SP-66 (Estrada Velha). No local, será feito uma adequação viária para a construção de uma estação da Linha Verde.

Com isso, todo o trânsito será desviado para a av. Manuel Vieira, com a possibilidade de retorno no cruzamento com a rua José de Campos, para acessar a rua Candeias. Outra opção é acessar a av. Feira de Santana ou seguir sentido Anel Viário pela SP-66.

A rota sugerida para caminhões e outros veículos pesados é seguir pela av. Manuel Vieira, realizar o retorno no cruzamento da rua José de Campos, acessar a rua Candeias e seguir até a rua Caravelas.

Devido à interdição da rua Ibicaraí, o acesso da Faculdade Anhanguera será feito acessando a rua Catu, rua Caravelas, SP-66, realizando o retorno para o sentido Centro até acessar a av. Manuel Vieira. A previsão é que as interdições tenham duração de 40 dias.

Linha Verde

Interdição Acesso av. Leonor de Almeida

Linha Verde

Linha Verde, o que é?

A Prefeitura de São José dos Campos lançou o projeto Linha Verde, iniciativa inédita de desenvolvimento urbano. O plano prevê a criação de um corredor sustentável para interligar as regiões sul e leste — as mais populosas da cidade – bem como a região central, tornando o município mais dinâmico, compacto e inclusivo. Ao longo do trajeto serão 11 estações.

A Linha Verde, feita sob medida para atender aos modernos conceitos de planejamento urbano e em consonância com as diretrizes do Plano Diretor, vai facilitar o acesso a serviços e estimular o desenvolvimento econômico ao longo de sua extensão.

O projeto utilizará até 31% da faixa pertencente à ISA CTEEP (Companhia Paulista de Transmissão de Energia Elétrica S/A). A desapropriação foi realizada por meio de troca de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Linha Verde

O eixo sustentável vai contribuir para a criação de novas centralidades, estimulando o crescimento do setor imobiliário, aquecendo a economia e gerando empregos com a expansão de novos empreendimentos, além de interligar alguns dos principais centros comerciais da cidade, caso de CenterVale Shopping, Vale Sul Shopping e Shibata Supermercados.

A Linha Verde também vai beneficiar os estudantes, que frequentam diariamente as universidades instaladas ao longo do trajeto, Anhanguera e Anhembi-Morumbi.

O distrito industrial Chácaras Reunidas e o Centro Empresarial Eldorado terão acesso mais facilitado, beneficiando trabalhadores e o setor produtivo do município.

Mobilidade

O Linha Verde também vai abranger a área de mobilidade urbana. Pelo corredor, irá circular o transporte rápido de massa, que irá garantir modernidade, agilidade e conforto no serviço de transporte público oferecido à população.

Eixos

A Linha Verde está apoiada eixos fundamentais:

Desenvolvimento Urbano e Centralidades

O corredor tornará a cidade mais compacta, facilitando o acesso a serviços e estimulando o desenvolvimento econômico entre as regiões sul e leste.

TRM (Transporte Rápido de Massa)

O novo modelo, inspirado nos modelos mais avançados do mundo, une modernidade, conforto e agilidade no serviço de transporte público oferecido à população.

Sustentabilidade

A Linha Verde vai promover o desenvolvimento urbano e econômico, preservando o meio ambiente. Nos trechos de implantação o corredor será em concreto, as calçadas serão feitas com elementos permeáveis e a iluminação será em LED alimentada por sistema fotovoltáico on-grid. Também será feita a ampliação da arborização ao longo de todo o traçado.

Compartilhe este artigo