Nove praias do Litoral Norte paulista estão impróprias para banho, segundo o relatório semanal divulgado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). O balanço foi atualizado nesta semana, e a próxima divulgação está prevista para o dia 22 de janeiro.
A Cetesb realiza monitoramento semanal da qualidade da água do mar, com base na análise da quantidade de bactérias presentes nas amostras coletadas. Quando são identificadas mais de 100 colônias de bactérias a cada 100 milímetros de água, a praia é classificada como imprópria para banho e passa a receber sinalização com bandeira vermelha.
De acordo com o órgão ambiental, a orientação é que os banhistas evitem entrar no mar nas praias sinalizadas, uma vez que a água pode representar riscos à saúde, como infecções e doenças gastrointestinais.
Em Ubatuba, estão impróprios dois trechos da praia de Itaguá e o trecho do Rio Itamambuca. Em Caraguatatuba, as praias da Prainha e do Indaiá apresentam restrições. Já em São Sebastião, os pontos classificados como impróprios são São Francisco e Preta do Norte.
Em Ilhabela, a Cetesb aponta como impróprias as praias do Portinho, Itaquanduba e Julião.









