Vai para o litoral? Praias estão impróprias para banho

Por Clemente Lemes 27 Visualizações
2 Leitura mínima

Quatro praias do Litoral Norte foram classificadas pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) como impróprias para banho. O anúncio vem à tona no período de maior visitação às cidades litorâneas do ano devido ao verão e as festividades de final de ano como Natal e Réveillon.

Três das quatro praias julgadas impróprias se localizam em Ubatuba. A última praia classificada com a ‘bandeira vermelha’ se encontra em Ilhabela. Outras praias do litoral que também recebem muitos turistas no verão, como as pertencentes a Caraguatatuba e São Sebastião, não tiveram restrições de acordo com a Cetesb.

Relação das praias
Praias impróprias no litoral
Praia Perequê-Mirim, em Ubatuba, está imprópria para banho segundo Cetesb. Foto: Renata Takahashi

Segundo a Cetesb, as praias que devem ser evitadas são:

– Praia de Itaguá, Ubatuba;

– Praia do Perequê-Mirim, Ubatuba;

– Praia Dura, Ubatuba;

– Praia dos Barreiros (sul), Ilhabela.

Análise Cetesb

A agência define como imprópria as praias onde são encontrados números maiores a 100 unidades de colônias de bactérias a cada 100 mililitros de água. A partir de análises, se as amostras não se mostraram, no mínimo, com 80% de um índice satisfatório, a praia é considerada imprópria.

A Cetesb alerta que caso suas recomendações sejam ignoradas, o banhista pode se contaminar com as bactérias encontradas na praia. Enfermidades como hepatite A, cólera, enjoo, dores de barriga, diarreia, entre outras doenças, podem ser, por ventura, causadas.

Compartilhe este artigo