O técnico brasileiro Mano Menezes, de 63 anos, foi anunciado oficialmente como novo comandante da seleção masculina de futebol do Peru. A apresentação ocorreu na noite desta quinta-feira (29), durante coletiva de imprensa promovida pela Federação Peruana de Futebol (FPF). O treinador assinou contrato válido por quatro temporadas, com foco no ciclo de preparação para a Copa do Mundo de 2030, que será disputada em Espanha, Portugal e Marrocos.
Mano Menezes substitui Óscar Ibáñez no comando da seleção peruana, conhecida como Bicolor. A equipe não conseguiu vaga para a Copa do Mundo de 2026 após terminar as Eliminatórias Sul-Americanas na nona colocação — apenas os seis primeiros garantiram classificação direta, enquanto o sétimo disputou a repescagem. A última participação do Peru em um Mundial foi em 2018, na Rússia.
O treinador retorna ao comando de uma seleção nacional após 14 anos. Entre 2010 e 2012, Mano esteve à frente da seleção brasileira principal e também comandou a equipe olímpica que conquistou a medalha de prata nos Jogos de Londres, em 2012. Naquele elenco estavam jogadores como Neymar, Leandro Damião, Thiago Silva, Marcelo e Hulk.
O último trabalho de Mano Menezes foi no Grêmio, onde atuou entre abril e dezembro do ano passado.
Esta não será a primeira experiência de um técnico brasileiro à frente da seleção peruana. Ao longo da história, a Bicolor já foi comandada por nomes como Marinho (1963), Didi (1969 e 1970), Tim — Elba de Pádua Lima — (1981 e 1982), Pepe (1989) e Paulo Autuori, que dirigiu a equipe entre 2003 e 2005.









