A ex-candidata à Presidência da República Marina Silva (Rede-AC) avaliou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) passou a usar máscara “para evitar a perda de votos” nas eleições de 2022.
A declaração acontece após Bolsonaro aparecer em cerimônia no Palácio do Planalto utilizando o acessório, até então refutado pelo presidente.
“Bolsonaro que se recusava usar máscara para evitar a perda de vidas, passou a usar agora para evitar a perda de votos”, afirmou Marina Silva, que já foi senadora pelo Acre e ministra do Meio Ambiente, no primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Bolsonaro que se recusava usar máscara para evitar a perda de vidas, passou a usar agora para evitar a perda de votos.#Marinasilva
— Marina Silva (@MarinaSilva) March 11, 2021
A postura também foi comentada por outros políticos. “Bolsonaro apareceu de máscara para esconder o desespero. Tem nada a ver com o covid”, disse Marcelo Freixo (PSOL-RJ).
Bolsonaro apareceu de máscara p/ esconder o desespero. Tem nada a ver com covid.
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) March 10, 2021
Bolsonaro e o uso das máscaras
No dia em que o Brasil registrou 1.582 novas mortes por covid-19, em 25 de fevereiro, o presidente optou por questionar o uso de máscaras e o isolamento social. Citando um suposto estudo feito na Alemanha, sem dizer qual, Bolsonaro afirmou, durante sua live semanal, que as máscaras são “prejudiciais” às crianças, causando irritabilidade, dor de cabeça e dificuldade de concentração, por exemplo.
O presidente evitou entrar em detalhes porque, segundo ele, “tudo deságua em crítica sobre mim”, mas afirmou ter sua própria “opinião” sobre o equipamento de proteção.
Apesar dos questionamentos de Bolsonaro, o uso de máscaras só não é recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) para crianças abaixo de 5 anos, segundo orientações publicadas em agosto do ano passado. Já a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) não indica o uso da proteção para menores de 2 anos, por risco de sufocamento.
Dentre as principais orientações, o uso da máscara facial é essencial, principalmente em ambientes fechados. Já foi comprovado que a utilização do acessório é essencial para retardar a contaminação em massa.