O mel de abelha Apis mellifera produzido no Vale do Paraíba conquistou o reconhecimento oficial como Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Essa é a 10ª IG oficial do estado de São Paulo acompanhada pelo Sebrae-SP em parceria com o IFSP (Instituto Federal de São Paulo). O registro representa a 9ª IG reconhecida para o produto “mel e própolis” e a 141ª do Brasil, fortalecendo a competitividade dos pequenos produtores e valorizando as vocações territoriais.
“Essa conquista é fruto de um trabalho construído ao longo de muitos anos. O Sebrae-SP, em parceria com o IFSP, outras instituições e, principalmente, os apicultores, uniu esforços para tornar esse marco possível. Trata-se da realização de um sonho coletivo, resultado da dedicação de muitas mãos, e que agora trará benefícios para toda a região”, afirmou Iliussa Fernanda, analista de agronegócios do Sebrae-SP.
Com o selo de Indicação Geográfica, o mel do Vale do Paraíba ganha identidade territorial, amplia oportunidades de comercialização e pode atrair o turismo associado à cultura apícola local.
O caderno de especificações aprovado pelo INPI estabelece as regras de produção e rastreabilidade que os apicultores devem cumprir para utilizar o nome geográfico.


























