Mercado Municipal de Jacareí celebra 63 anos com festa e atividades para toda a família

Por Helen Camargo
2 Leitura mínima
PMJ

O Mercado Municipal de Jacareí, conhecido como “Mercadão”, completa 63 anos nesta segunda-feira (18). Para celebrar a data, a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, vai promover atividades especiais das 10h às 13h, incluindo apresentações musicais ao vivo, distribuição de pipoca e algodão doce, além de atrações para crianças com personagens infantis.

O evento também contará com serviços de interesse da população, como aplicação de vacinas da Secretaria de Saúde, atendimento do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e Banco do Povo, reforçando o caráter comunitário e integrador do espaço.

História do Mercadão
O prédio atual passou por três etapas de construção: a primeira, de taipa, entre 1880 e 1906; a segunda, em tijolinhos aparentes, realizada em 1924 pelo prefeito João Ferraz; e a terceira, com a demolição do prédio anterior em 1959, culminando na inauguração do edifício atual em 18 de agosto de 1962, pelo prefeito Antônio Nunes.

As origens do Mercado remontam ao século XVIII, com as “casinhas” vendendo produtos alimentícios não perecíveis, como arroz e carne-seca, e as quitandas oferecendo gêneros perecíveis, como legumes e frutas. No final do século XIX, o vereador capitão Salvador de Oliveira Preto planejou a criação de uma “Casa de Mercado” para substituir a feira semanal a céu aberto, estabelecendo o local e o tamanho do futuro prédio na Rua da Vala, que ligava o centro comercial à estação da Estrada de Ferro.

Ao longo de 50 anos, o Mercadão se consolidou como referência gastronômica e cultural, com produtos tradicionais como bolinho caipira, pastel, caldo de cana e sorvete americano. Hoje, o espaço conta com 120 boxes distribuídos em 12 corredores internos, mantendo intenso movimento, especialmente nos finais de semana, quando a população aproveita tanto as compras quanto momentos de lazer.

Compartilhe este artigo