Museu do Folclore recebe 28ª Chegada das Bandeiras com participação de 14 Folias de Reis da região

O Museu do Folclore Angela Savastano recebe, no próximo domingo (25), a 28ª edição da Chegada das Bandeiras, tradicional encontro de Folias de Reis que marca o encerramento do Ciclo de Natal e o fechamento do presépio do museu. O evento contará com a participação de 14 grupos vindos de São José dos Campos, Caçapava, Jacareí, Paraibuna e Taubaté.

A programação acontece das 9h às 17h e é aberta ao público, que poderá acompanhar a chegada e a circulação das folias ao longo do dia. Às 15h, está prevista uma celebração religiosa conduzida pelo padre Robert José Ribeiro, da Paróquia São Sebastião, da Vila Industrial.

Realizada anualmente, a Chegada das Bandeiras já se consolidou como uma tradição no Museu do Folclore, reunindo grupos que mantêm viva a manifestação popular ligada às celebrações do Natal e do Dia de Reis.

O presépio do museu, que será fechado após o evento, foi montado pela contramestre da Folia de Reis do Mestre Zé Mira, Soynaara Maria Faria Araújo Pires de Morais, de 58 anos, natural de Arapeí, no Vale do Paraíba. “Aprendi a montar presépio com a minha mãe, que por sua vez aprendeu com a minha avó”, relatou.

Desde a abertura do Ciclo de Natal, no dia 7 de dezembro do ano passado, até o último domingo (18), o presépio já recebeu mais de mil visitantes. Durante a semana, o espaço permanece aberto para visitação das 9h às 17h. No sábado (17), o horário será das 14h às 17h.

Grupos participantes

De São José dos Campos participam a Companhia de Reis Esplendor do Oriente, Companhia dos Três Reis Estrela do Oriente, Folia de Reis Bom Jesus do Buquirinha, Folia de Reis Bandeira do Divino da Paróquia de Santana, Folia de Reis de São José, Folia de Reis do Mestre Zé Mira, Folia de Reis Estrela de Belém, Folia de Reis São Judas Tadeu e Folia de Reis São Vicente de Paula.

De Caçapava participam a Companhia de Reis Folia de Francisco e a Folia dos Santos Reis Nossa Senhora da Boa Esperança. Jacareí será representada pela Folia de Reis Filhos do Oriente, enquanto Paraibuna participa com a Folia de Reis Alferes Bento. De Taubaté, o grupo presente será a Folia de Reis Estrela da Mantiqueira.

Sobre o museu

O Museu do Folclore Angela Savastano integra a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e funciona no Parque da Cidade desde 1997. A gestão do espaço é realizada pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Veja também