Não é só avião! Veja quais as atividades econômicas de São José dos Campos

Por Clemente Lemes 31 Visualizações
4 Leitura mínima
Atividades Econômicas São José dos Campos

Para quem ainda não sabe São José dos Campos tem grande variedade de atividades econômicas realizadas na cidade: indústria, comércio, serviços e até agropecuária são os principais setores que possuem atividade na capital do avião.

A Região Administrativa de São José dos Campos destaca-se pela diversificação da indústria ao longo da Rodovia Presidente Dutra.

A região abriga um dos mais modernos complexos aeronáuticos do mundo, que tem como núcleo a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e um conjunto de centros de pesquisa de alto nível, como o Centro Tecnológico da Aeronáutica (CTA) e o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), além das atividades de refino de petróleo, produção de automóveis, equipamentos de transporte e papel e celulose.

Um dos principais pontos revelados pelo estudo são as exportações de alta e média alta intensidade tecnológica: e região é referência na exportação de aviões, automóveis, partes de motores e geradores, acumuladores elétricos de chumbo, embreagens e suas partes para tratores.

Segundo o estudo, a indústria de alta tecnologia representou 47,7% das exportações da região em 2016, enquanto no Estado de São Paulo a representatividade desse tipo de exportação foi de apenas 12,5%.

A RA ainda abrange oito dos 12 polos de desenvolvimento criados pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico para incentivar os setores produtivos da região.

São eles: Automotivo; Biocombustíveis; Derivados do petróleo e petroquímicos; Metal-Metalúrgico, Máquinas e Equipamentos; Papel, celulose e reflorestamento; Químico, borracha e plástico; Saúde e Farma; e Têxtil, vestuário e acessórios.

Atividades econômicas na região

PIA (População em Idade Ativa) deverá corresponder a 1,79 milhão de pessoas em 2030.

Aglomerados produtivos: veículos e carrocerias (São José dos Campos, Igaratá, Taubaté e Caçapava), outros equipamentos de transporte (São José dos Campos, Jacareí, Taubaté, Santa Branca e Caçapava) e plástico e borracha (Jacareí, Caçapava, Jambeiro, Canas, Lorena e Piquete).

Atividades industriais estratégicas com destaque: material de transporte, metalurgia, química, alimentos, máquinas e equipamentos, produtos de metal, celulose e papel.

Exportações de alta e média alta intensidade tecnológica: aviões, automóveis, partes de motores e geradores, acumuladores elétricos de chumbo, embreagens e suas partes para tratores.

atividades econômicas São José dos Campos

Oportunidades em São José dos Campos

  • Centro Tecnológico da Aeronáutica – CTA e Instituto Tecnológico da Aeronáutica.
  • Parque Tecnológico com diversos centros de P&D e quatro condomínios empresariais para empresas de base.
  • Exportações concentradas em média e alta produção, ampliando as perspectivas produtivas, inclusive na apropriação de sistemas inovativos.
  • Apoio para startups por meio do Parque Tecnológico de São José dos Campos.
  • Reaparelhamento das Forças Armadas e demandas internacionais, com tendência a impulsionar a indústria da defesa regional.
  • Produção de novos modelos de automóveis, podendo reforçar o papel dessa indústria na economia.
  • Ampliação do porto de São Sebastião, viabilizando a atracação de navios de grande porte, inclusive cruzeiros marítimos.
  • Término da duplicação da Rodovia dos Tamoios, com os contornos viários de Caraguatatuba e São Sebastião, facilitando o acesso ao porto e às praias do litoral norte.
  • Recente concessão do aeroporto estadual de Ubatuba, podendo intensificar o turismo regional.

Atividades econômicas na área Rural

De acordo com dados da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, existem em São José dos Campos cerca de 1.000 produtores rurais, em várias regiões, com predominância na zona norte.

Basicamente, a produção é liderada pela pecuária leiteira extensiva, com uso de pastagens naturais e a de hortifrutigranjeiros. Uma parte também é ocupada por áreas de reflorestamento, com plantação de eucalipto para produção de celulose.

Brasil passa a exigir visto de turistas da Austrália, Canadá e dos EUA

Compartilhe este artigo