Foto: PMSJC
A Prefeitura de São José dos Campos dará continuidade à Operação Casa Limpa neste sábado (5), com ações de combate à dengue nas regiões oeste e sul da cidade. Das 7h às 12h, moradores devem deixar em frente às suas casas objetos que possam acumular água e servir como criadouro para o mosquito Aedes aegypti.
Itens como latas, potes, garrafas, lonas, louças sanitárias, baldes, tambores e piscinas desmontáveis serão recolhidos por caminhões que percorrerão os bairros Jardim das Indústrias, Jardim Pôr do Sol e Jardim Limoeiro (região oeste), além do Campo dos Alemães, Residencial Altos do Bosque e Parque dos Ipês (região sul). No entanto, materiais como restos de construção, móveis e madeiras não serão retirados e devem ser descartados nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).
Desde o início do ano, a operação já realizou 11 edições e coletou mais de 12 toneladas de objetos em diversas regiões da cidade, ajudando a eliminar focos do mosquito transmissor da dengue.
Além da Operação Casa Limpa, a Prefeitura mantém outras ações diárias de enfrentamento à doença, como nebulização costal, controle de criadouros e aplicação de fumacê. A programação pode ser acompanhada pelo site oficial do município.
Com mais de 98 mil casos de dengue registrados em 2024, a participação da população é fundamental para evitar uma nova epidemia. A orientação é reforçar os cuidados dentro de casa, eliminando possíveis criadouros do mosquito, como pratinhos sob vasos de plantas, entulho acumulado e reservatórios de água destampados.
Para denúncias de focos do Aedes aegypti, os moradores podem acionar a Central 156 por telefone, site ou aplicativo.

























