Foto: Reprodução
O papa Francisco apresentou uma “leve melhora” da quarta-feira (19) para a quinta-feira (20), após realizar exames de sangue, conforme informado pelo Vaticano. O pontífice permanece internado no hospital Gemelli, em Roma, devido a uma infecção nas vias respiratórias, diagnosticada na terça-feira (18) como pneumonia bilateral, conforme revelado por uma tomografia.
Segundo o boletim médico, os índices inflamatórios do papa melhoraram e ele seguiu com atividades diárias, como a leitura de jornais pela manhã e a realização de tarefas de trabalho no hospital.
O papa também se reuniu com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, para uma conversa privada de 20 minutos nesta tarde. Mais cedo, o Vaticano havia informado que Francisco teve uma “noite tranquila”.
A agenda do papa foi cancelada até domingo (23). Inicialmente, a Santa Sé havia anunciado o cancelamento de compromissos até ontem (19), mas posteriormente prorrogou a suspensão, cancelando ainda a audiência jubilar de sábado (22) e a missa de domingo (23).
Esta é a quarta internação do papa Francisco desde que assumiu o pontificado em 2013. O pontífice tem histórico de problemas respiratórios e, recentemente, enfrentou complicações adicionais, como quedas e dores crônicas no joelho, o que o leva a usar cadeira de rodas ou bengala em algumas ocasiões.