Foto: Vatican News
O Papa Francisco, de 88 anos, fez sua primeira aparição pública neste domingo (23) ao deixar o hospital Gemelli, em Roma, após 38 dias internado. De cadeira de rodas, ele abençoou os fiéis que o aguardavam e agradeceu pela presença e orações.
“Obrigado a todos!”, disse o pontífice antes de seguir para o Vaticano, onde continuará seu tratamento de saúde.
Durante a despedida, Francisco reconheceu entre a multidão uma senhora chamada Carmela, que costuma lhe entregar flores durante as Audiências Gerais às quartas-feiras. “E vejo essa senhora com as flores amarelas. É uma boa pessoa”, comentou o papa, que optou por aparecer do 5º andar do hospital, em vez do 10º, para estar mais próximo dos fiéis.
A aparição do pontífice ocorreu após a tradicional oração dominical do Angelus, que tem sido lida por texto desde sua internação. O tema da oração de hoje abordou paciência e o enfrentamento de momentos difíceis.
Desde as primeiras horas da manhã, fiéis se reuniram em frente ao hospital, próximos à estátua do Papa João Paulo II, onde ao longo das semanas deixaram flores, terços e velas em oração pela recuperação de Francisco.