Um grupo de pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) vai representar o Brasil na COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas, que será realizada em Belém (PA), entre os dias 10 e 21 de novembro.
O objetivo da participação é compartilhar as pesquisas brasileiras sobre desastres naturais e trocar experiências com representantes de outros 170 países que participam do evento.
Segundo o coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Cemaden, José Marengo, a presença do grupo reforça o papel do Brasil na busca por soluções sustentáveis.
“A ideia é mostrar ao mundo que o Brasil faz pesquisas, lidera negociações e pode ser um líder dentro do que se chama de economia verde, que é um dos objetivos finais. Vamos tratar de desertificação, zonas áridas, elevação do nível do mar, áreas urbanas — toda uma coleção de apresentações e negociações entre os países”, destacou Marengo.
Além das apresentações científicas, o Cemaden deve participar de debates técnicos e mesas temáticas sobre adaptação às mudanças climáticas e estratégias para redução de riscos de desastres, temas que estão entre as prioridades da agenda climática global.






















