Com o mundo de olho nos desdobramentos da guerra entre Rússia e Ucrânia, os holofotes foram lançados em direção ao presidente Volodymyr Zelensky e sua família. Assim, Olena Zelenska, sua esposa e primeira-dama da Ucrânia, se tornou conhecida. Arquiteta de formação e até mesmo roteirista de comédias, Olena recusou fugir do país e se mantêm na Ucrânia. No mês das mulheres, se tornou símbolo de patriotismo e da garra feminina.
Quem é Olena Zelenska, primeira-dama da Ucrânia?
Natural de Kryvyi Rih, cidade localizada no sudeste da Ucrânia, Olena Zelenska, que possui atualmente 44 anos, se formou em arquitetura na mesma faculdade de seu marido, Volodymyr Zelensky, onde, por sua vez, cursou direito. O casal já se conhecia desde a escola, porém se aproximaram na faculdade.
Apesar de terem se graduado em áreas tradicionais, como a arquitetura e o direito, o casal se encontrou na comédia. Os dois são fundadores do Studio Kvartal 95, onde Olena atuava nos bastidores e na produção, principalmente como roteirista. Volodymyr, ao contrário, era atração em frente às câmeras.
O casal tem dois filhos Aleksandra, de 17 anos, e Kiril, de 9 anos.
Atuação política da primeira-dama que se tornou alvo nº2 do exército russo
Mesmo sem ter tido contato anterior com a política e até mesmo se dizer contra a candidatura do marido, Olena Zelenska iniciou trabalhos em prol da alimentação infantil, combate contra violência doméstica e os Jogos Paralímpicos. Aproveitando-se da influência como primeira-dama, Zelenska pode ajudar na promoção desses temas dentro da Ucrânia.
O rótulo de ”alvo nº 2” do exército russo durante o conflito entre os países vizinhos, surgiu em declaração do próprio presidente ucraniano. Zelensky disse que as tropas russas possuem o intuito de acabar com os líderes do Executivo e seus representantes, portanto, pretendendo eliminar a família do presidente.
Olena, por sua vez, segue se manifestando em suas redes sociais. A primeira-dama da Ucrânia frequentemente tem postado pedidos de paz e mensagens de encorajamento em suas páginas oficiais. Além disso, Zeleska também tem pedido doações aos seus seguidores, em prol das vítimas ocasionadas pela guerra.
Em tempos de celebração da figura feminina, como no caso do mês de março, Olena Zeleska tem se posicionado como uma mulher de fibra, que, mesmo com incessantes pedidos de paz, se posiciona firmemente à frente do povo ucraniano.
Postagem de Olena Zelenska sobre o orgulho ucraniano teve grande repercussão nas redes sociais
Ver essa foto no Instagram
”E hoje não terei pânico e lágrimas. Estarei tranquilo e confiante. Meus filhos estão olhando para mim. Estarei ao lado deles. E ao lado do meu marido e com vocês. Amo vocês! Amo a Ucrânia!”, diz trecho da mensagem.
Foto: Reprodução/ Instagram