Há poucos dias da chegada de uma das principais datas para o setor do comércio, o Procon de Jacareí orienta os consumidores na hora de comprar o presente para o Dia das Mães.
A primeira dica é pesquisar o mesmo produto em diversos locais, seja para as compras presenciais ou online – que é cada vez mais tendência desde a chegada da pandemia.
“A recomendação, antes de qualquer compra, é que seja realizada uma boa pesquisa de preços, pois devido ao aumento da procura, pode haver uma grande variação entre um estabelecimento e outro”, afirmou a diretora do Procon de Jacareí, Aline Fabri Moraes.
Outra importante orientação aos consumidores é buscar informações sobre o fabricante do produto e, também, do estabelecimento ou site do item que será comprado, para ter conhecimento sobre o serviço de atendimento ao cliente, a rede de assistência técnica e a existência de reclamações registradas nos Procons, para saber se são atendidas ou não.
Tudo isso deve ser considerado na hora da escolha. Além disso, na compra de qualquer produto, a nota ou cupom fiscal deve ser entregue ao cliente. Produtos como eletroeletrônicos, eletrodomésticos, itens de tecnologia, tablets, smartphones, entre outros, contam com manual de instrução e termo de garantia, os quais devem ser entregues em língua portuguesa.
Prazos para reclamação
Caso o produto apresente algum problema de fabricação, os prazos para reclamar junto ao fornecedor são: 30 dias no caso de produtos não duráveis (como alimentos e flores) e 90 dias no caso de produtos duráveis (eletrodomésticos, roupas, carros, por exemplo).
Em casos de dúvidas ou denúncia, o Procon de Jacareí deve ser acionado pelo telefone e WhatsApp (12) 3955-9130 ou e-mail: procon@jacarei.sp.gov.br.
Procon orienta como não cair em golpes nas compras para o Dia das Mães
A procura por uma lembrancinha ou um presente mais especial já começou e é sempre bom se proteger dos abusos no comércio. Por isso, o Procon lançou a operação de fiscalização para o Dia das Mães.
O objetivo é garantir aos consumidores mais segurança nas compras dos presentes e educar os fornecedores acerca de boas práticas, além de reprimir o comércio abusivo.
David Guedes, que é advogado da área de Relacionamento do Idec, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, dá dicas para evitar decepções. E também explica o que fazer se der problema com a compra, como atraso na entrega ou dificuldades na troca do produto. Nesses casos, você pode procurar uma unidade do Procon. Ou ainda fazer a reclamação pelo aplicativo no celular ou pela internet.
Outra opção para queixas é a Proteste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, também pela internet.
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