Programa Antipichação completa 24 anos e mantém São José referência em limpeza urbana

Por Helen Camargo
2 Leitura mínima

São José dos Campos segue como referência nacional em limpeza pública e estética urbana. O destaque se deve ao Programa Antipichação, criado em 2001, que completa 24 anos com resultados expressivos e reconhecimento da população.

De acordo com a pesquisa do Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), a cidade mantém índices elevados de aprovação, refletindo em qualidade de vida e saúde pública. Somente neste ano, já foram limpos mais de 22 mil m² de áreas pichadas — o equivalente a três campos de futebol.

O programa funciona de forma ágil: equipes exclusivas percorrem diariamente bairros da área urbana e rural, registram pichações e programam a limpeza imediata. Em muros residenciais, os proprietários são consultados antes da pintura. Em média, são restaurados até quatro pontos por dia, dependendo do tamanho da pichação.

“Inibimos uma prática que deixa a cidade com aparência de descuido. Há quem ache que São José nem tem pichação, de tão rápido que é o trabalho”, afirmou Matheus Ribeiro Pontes, funcionário do programa.

Amparado pela Lei Municipal 9.045/2013, o Antipichação é inspirado na teoria das Janelas Quebradas, modelo norte-americano que relaciona desordem urbana ao aumento da criminalidade. Em São José, a prática se consolidou como uma política pública inovadora, garantindo manutenção constante de prédios, praças e áreas de lazer, além de fachadas de imóveis públicos e particulares.

A Prefeitura reforça que a participação da população também é essencial. Denúncias ou solicitações de manutenção podem ser feitas pelo telefone 156.

Compartilhe este artigo