Foto: Reprodução
O judoca brasileiro Rafael Macedo, medalhista olímpico de bronze por equipes em Paris 2024, brilhou novamente neste domingo (23) ao conquistar a medalha de bronze na categoria até 90kg no Grand Slam de Tbilisi, na Geórgia.
Após sofrer uma derrota nas quartas de final, Macedo se recuperou e venceu o holandês Mark van Djik por ippon no golden score da disputa pelo bronze. A luta foi equilibrada e sem pontuações no tempo normal, mas o brasileiro precisou de apenas 23 segundos no tempo extra para encaixar um ashi guruma e garantir a vitória.
Essa foi a segunda medalha do Brasil na competição. Na sexta-feira (21), Michel Augusto já havia conquistado a prata na categoria até 60kg.
Além da conquista, Rafael celebrou um momento especial de sua vida pessoal. Há uma semana, anunciou que será pai e dedicou a medalha à esposa, Manu, e ao bebê que está a caminho.
“Estou muito feliz com a minha primeira medalha no ano. Gosto muito de lutar aqui na Geórgia, um torneio onde já fui campeão. Essa conquista tem um significado especial, pois tive a notícia recente de que vou ser pai. Foi um combustível extra e dedico essa medalha à minha esposa e ao nosso bebê”, declarou o judoca.
Atualmente, Rafael Macedo ocupa a 10ª posição no ranking mundial e soma três medalhas em etapas de Grand Slam, além de um bronze no Masters. A Geórgia tem um significado especial para o atleta, já que foi lá que ele se sagrou campeão mundial júnior em 2014.