A Receita Federal abriu nesta sexta-feira (22), a consulta ao 4º lote de restituição do Imposto de Renda 2025. No Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, 31.180 contribuintes serão contemplados, somando um valor total de R$ 41,7 milhões em créditos. O lote também inclui restituições residuais de anos anteriores.
De acordo com a Receita, os pagamentos começam a ser feitos em 29 de agosto.
Como consultar
Para verificar se terá direito à restituição, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal e clicar em “Consultar a Restituição”. O sistema permite consulta simplificada ou detalhada, por meio do extrato de processamento disponível no e-CAC. Caso haja alguma pendência na declaração, é possível retificá-la para corrigir as informações.
Também é possível consultar pelo aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Pagamento e reagendamento
O crédito da restituição será realizado apenas em conta bancária de titularidade do contribuinte. Em caso de erro nos dados ou problema na conta, a Receita oferece o serviço de reagendamento pelo Banco do Brasil, válido por até um ano.
O reagendamento pode ser feito no Portal BB ou pelos telefones:
4004-0001 (capitais)
0800-729-0001 (demais localidades)
0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos)
Será necessário informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração.
Calendário da restituição do IR 2025
1º lote: 30 de maio
2º lote: 30 de junho
3º lote: 31 de julho
4º lote: 29 de agosto
5º lote: 30 de setembro
Malha fina
Durante a consulta, também é possível identificar se a declaração caiu na chamada “malha fina”. Para isso, basta acessar o extrato do Imposto de Renda no e-CAC, na opção “Pendências de Malha”.
As restituições retidas só são liberadas após correções pelo contribuinte ou apresentação de comprovação de que os dados estão corretos.