A Prefeitura de Jacareí passou a exigir, a partir deste mês, agendamento prévio para a retirada de medicamentos de alto custo fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A medida já está em vigor e vale para todos os pacientes atendidos pela Farmácia de Alto Custo do município.
Segundo a administração municipal, a entrega dos medicamentos será feita exclusivamente por meio de agendamento, realizado pela própria farmácia e informado ao paciente pelo aplicativo Fast Cidadão. A iniciativa, de acordo com a Secretaria de Saúde, tem como objetivo reorganizar o atendimento, oferecendo mais conforto, agilidade e segurança aos usuários.
Com o novo sistema, o paciente recebe uma notificação no aplicativo com a data em que deverá comparecer para retirar o medicamento. A prefeitura afirma que o modelo permite um controle mais preciso dos atendimentos, evita filas e contribui para a otimização do serviço.
Atualmente, a Farmácia de Alto Custo de Jacareí atende cerca de 11 mil pessoas por mês. O local fornece gratuitamente medicamentos destinados ao tratamento de doenças crônicas, raras e complexas, como câncer, HIV/AIDS, hepatites, esclerose múltipla, entre outras.
Os remédios são disponibilizados pelos Governos Estadual e Federal e entregues pelo município aos pacientes, mediante apresentação de documentação obrigatória, como laudo médico, receita atualizada, exames e documento de identificação.
Como acessar o aplicativo Fast Cidadão
O aplicativo Fast Cidadão está disponível gratuitamente para celulares com sistemas Android e iOS. Para utilizar o serviço, o usuário deve:
Baixar o aplicativo na loja virtual do celular;
Informar nome completo, CPF, data de nascimento, e-mail e criar uma senha;
Selecionar Jacareí como município e aceitar os termos de uso.









